Presidente da Argentina anuncia novo projeto de lei para sistema de radiodifusão do país
Presidente da Argentina anuncia novo projeto de lei para sistema de radiodifusão do país
Na última quarta-feira (18), Cristina Kirchner, presidente da Argentina, apresentou a Lei de Serviços de Comunicação Social, projeto que substitui as regras para o sistema de radiodifusão no país - criadas durante a ditadura militar, em 1981.
| Agência Brasil |
| Cristina Kirchner |
O direito à expressão "não pode ser monopolizada por um setor ou empresa. Só podemos formar cidadãos livres se [eles] têm a possibilidade de formar seu próprio pensamento", disse.
Além disso, a presidente acredita que as regras precisam ser modernizadas por conta do avanço da tecnologia. "Necessitamos de um suporte jurídico para que a incorporação de novas tecnologias não deixe a população sem a possibilidade de se expressar e ter acesso a toda a informação", afirmou Cristina segundo o jornal O Globo .
Apesar de a oposição criticar o projeto, alegando que que o governo pretende aumentar o controle sobre os veículos de comunicação, principalmente sobre o grupo Clarín, Cristina reiterou que as novas leis - elaboradas pelo Comitê Federal de Radiodifusão - serão submetidas a um debate público antes de serem votadas pelo Congresso.
Gustavo Cusinato, vice-presidente da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, declarou que "o único objetivo do governo é avançar em uma nova divisão de meios [de comunicação] para colocar monopólios nas mãos de seus amigos. Não vamos dar ao governo ferramentas para que siga perseguindo jornalistas".
Leia mais






