Presidente da AFP deixa cargo para assumir posto na France Telecom

Presidente da AFP deixa cargo para assumir posto na France Telecom

Atualizado em 24/02/2010 às 17:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Pierre Louette, presidente e diretor geral da agência de notícias France-Presse, anunciou nesta quarta-feira (24), que deixará o cargo em abril para ocupar o posto de secretário-geral da empresa de telecomunicações France Telecom.

Em crise por conta de uma série de suicídios entre seus funcionários, a France Telecom apresentará na próxima quinta-feira (25) sua nova equipe e seus resultados financeiros. Louette será encarregado da área estratégia do grupo.

Reeleito em 2008 para exercer um segundo mandato de três anos à frente da AFP, Louette propôs em março de 2009 uma reforma no estatuto da agência, com o objetivo de transformá-la em uma sociedade anônima de capitais públicos- projeto criticado pelos sindicatos.

Questionado sobre sua saída em um momento que a reforma está sendo debatida publicamente, Louette afirmou que "nunca há um bom momento para sair". Para ele, "uma mudança no estatuto é absolutamente necessária".

Em mensagem aos funcionários a agência, Louette declarou que "caberá ao novo presidente [da AFP] encarar estes desafios, terminar de elaborar planos de reforma e desenvolvimento, levá-los para o Parlamento e se dedicar nos próximos anos a colocá-los em prática".

Seu sucessor deverá ser eleito em março. Caso não haja um eleito após a saída de Louette, a agência será dirigida pelo vice-presidente do Conselho de Administração, David Guiraud, e diretor-geral do jornal francês Le Monde .

Leia mais