Presas de Votorantim voltam a gravar programa de rádio
Presas de Votorantim voltam a gravar programa de rádio
Após quatro meses fora do ar, o programa de rádio "Povo Sofrido", feito por presas da Cadeia Pública de Votorantim, volta a ser gravado, semanalmente, a partir da próxima terça-feira (8).
Durante sete meses, entre agosto de 2007 e fevereiro deste ano, o programa fez parte da vida da maioria das famílias de presas de Votorantim, que tinham na rádio o único elo com os parentes fora do dia de visita. "Ficava emocionada ao ouvir a voz da minha filha porque podia ter a certeza de que tudo estava bem na cadeia", conta Regina.
O idealizador do programa, o secretário de Cultura de Votarantim, Werinton Kermes, disse que o programa sempre deixa de ser exibido quando muda a gestão na cadeia. "Toda vez que muda a direção é assim. Saímos do ar até explicar o projeto ao novo diretor e conseguir seu aval", explicou.
Esta não é a primeira vez que o programa teve de ser interrompido. Em dezembro de 2007, após uma rebelião, a antiga direção suspendeu as atividades da rádio como represália. Mas logo voltou atrás.
Após a criação da rádio, diminuíram as rebeliões, além disso, todas as envolvidas no trabalho tiveram seus processos acelerados ou foram transferidas.
Gerado pela Rádio Câmara, o programa é retransmitido para emissoras de todo o país e ouvido em outros presídios.
"No início, nossa preocupação era de que elas usassem a rádio para transmitir mensagens em códigos, falassem gírias ou em causa própria. Mas não teve nada disso. Elas entraram de cabeça no projeto. Com isso, ocupam o tempo fazendo roteiros, bolando entrevistas e até novos quadros", conta Kermes.
Com informações do Globo Online
Leia mais






