Prêmio Luiz Beltrão, o "Oscar" da Comunicação, é lançado no Rio de Janeiro

Prêmio Luiz Beltrão, o "Oscar" da Comunicação, é lançado no Rio de Janeiro

Atualizado em 08/04/2008 às 10:04, por Redação Portal IMPRENSA.

No próximo dia 16 de abril, no auditório da Fundação Biblioteca Nacional, será lançado o XI Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação. Neste ano, em que comemoram-se os 72 anos do início de carreira jornalística de Luiz Beltrão e os noventa anos de seu nascimento, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM, promotora do prêmio, a Globo Universidades e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, prestam homenagem a ele.

Desde 1997, o Prêmio Luiz Beltrão destina-se a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros e institutos de pesquisa, valorizando a atuação individual ou coletiva, identificando pessoas, equipes ou instituições que dão contribuições relevantes para o campo das Ciências da Comunicação, numa homenagem ao pioneiro da pesquisa acadêmica sobre os fenômenos comunicacionais brasileiros.

As candidaturas ao prêmio são inscritas, cada ano, pelos sócios da INTERCOM, bem como por quaisquer outros membros da comunidade acadêmica da área. Quatro categorias são premiadas: Maturidade Acadêmica (pesquisador-senior), Liderança Emergente (jovem doutor), Grupo Inovador (núcleo de pesquisa ou produtora midiática) e Instituição Paradigmática (escolas, institutos, empresas, associações, etc).

A seleção dos candidatos e a decisão sobre os vencedores é feita por um colegiado nacional, composto por 17 membros, do qual participam os ganhadores, em anos prévios, do prêmio "maturidade acadêmica", bem como pelos pesquisadores que exerceram a presidência da INTERCOM, como: José Marques de Melo, Gaudêncio Torquato Anamaria Fadul e Margarida Kunsch (ex-presidentes); Muniz Sodré, Carlos Eduardo Lins da Silva, Adisia Sá e Antonio Hohlfeldt (maturidade acadêmica).

Luiz Beltrão foi fundador do Instituto de Ciências da Informação, primeiro centro acadêmicos nacional de estudos midiáticos, e da primeira revista de ciências da comunicação (Comunicações & Problemas), na Universidade Católica de Pernambuco, em 1963. Tornou-se também o primeiro doutor em comunicação no Brasil (Universidade de Brasília, 1967). Ele faleceu em 1986, em Brasília.

O lançamento nacional do prêmio será no dia 16 de abril de 2008, às 14h30, na Fundação Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro - RJ (Av. Rio Branco 219 - Centro). O telefone, para mais informações, é (21) 3095-3879.

Leia mais