"Prêmio Eloquium" elege as melhores reportagens sobre doença pulmonar
"Prêmio Eloquium" elege as melhores reportagens sobre doença pulmonar
Estão abertas as inscrições para o "Prêmio Eloquium", promovido pela Boehringer Ingelheim. Direcionada a reportagens informativas, sob o tema "Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica" (DPOC), a premiação internacional é conferida apenas a jornalistas. O vencedor será contemplado com a importância de ? 5 mil.
Podem ser inscritas reportagens veiculadas em mídia impressa (jornal e revista), televisão, rádio e internet, publicadas ou veiculadas entre os dias 23 de setembro de 2006 e 21 de setembro de 2007. É necessário que o material seja traduzido para o inglês.
O primeiro lugar receberá, além de ?5 mil, um convite para conhecer o European Respiratory Society 2008 (Congresso Europeu da Sociedade Respiratória), que será realizado em Berlim, na Alemanha. O segundo ganhará ?4 mil, e o terceiro, ?3 mil.
A Comissão Julgadora é formada por um grupo independente de jornalistas e médicos, que farão uma pré-seleção das principais reportagens. Após esta primeira escolha, será analisado o conteúdo de cada reportagem, a contribuição ao conhecimento da doença e a redação de cada matéria.
No ano passado, a matéria vencedora foi da jornalista Åsa Holstein, da Suécia, com a reportagem "A doença chega sem aviso, de repente, eu simplesmente não conseguia respirar". Em segundo lugar, a brasileira Daniela Moraes, do Jornal de Novo Hamburgo, com a matéria "Apague seu cigarro e acenda mais qualidade em sua vida", seguida pela matéria da jornalista Riitta Eskola, da Finlândia: "Tosse do fumante é um aspecto da DPOC".






