Prêmio de Defesa da Liberdade de Expressão é concedido a Nobel de Literatura

Prêmio de Defesa da Liberdade de Expressão é concedido a Nobel de Literatura

Atualizado em 11/11/2010 às 09:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O escritor peruano Mario Vargas Llosa, agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura deste ano, recebeu o Prêmio de Defesa da Liberdade de Expressão, concedido pela Assembleia Internacional de Radiodifusão (AIR), na última quarta-feira (10), na Espanha. Llosa aproveitou a ocasião para criticar medidas que atingem a liberdade de expressão em países latino-americanos, como Cuba, Bolívia e Venezuela.

De acordo com informações das agências de notícias, o peruano mencionou o fato de que, ultimamente, o mundo passou por "indubitáveis progressos" quanto à liberdade de expressão, mas mostrou preocupação com o que classificou de "retrocesso" sofrido em alguns países. "É fundamental que denunciemos os atropelos aos jornalistas venezuelanos independentes", ressaltou.

O autor também citou Cuba como um exemplo de país que usa o poder político para suprimir o trabalho jornalístico independente: "Em Cuba, esse direito [liberdade de expressão] desapareceu há 50 anos e não há indícios de que vá renascer imediatamente."

O Nobel de Literatura alertou para imposições feitas por governos para restringir, de alguma forma, o exercício do jornalismo. Para Llosa, o direito à liberdade de expressão é fundamental para que se possa exercer a democracia, e os ataques feitos à imprensa não podem ser tolerados: "Não devemos ser tolerantes, nem complacentes. Estamos obrigados a situar-nos na vanguarda da defesa da liberdade de expressão".

Em outubro, o peruano foi agraciado com o prêmio da Academia Sueca, em outubro deste ano, pela "cartografia das estruturas do poder e afiadas imagens de resistência, rebelião e derrota do indivíduo" que aparecem em suas obras. O escritor deverá lançar em 2011 no Brasil seu próximo livro, "O Sonho de Celta", que já foi divulgado na Espanha e aparece entre os mais vendidos no país, segundo informou o portal da RTP.

Leia mais

-
-