Prêmio Caixa de Jornalismo Social e Negócios em Turismo revela vencedores de sua quinta edição
Prêmio Caixa de Jornalismo Social e Negócios em Turismo revela vencedores de sua quinta edição
Em clima de descontração, cerca de 200 pessoas reuniram-se no prédio da Caixa Cultural São Paulo, na Praça da Sé, na noite da última quarta-feira (10), para acompanhar a entrega do Prêmio Caixa de Jornalismo Social e Negócios em Turismo, realizado pela Revista IMPRENSA e que este ano chegou à sua quinta edição, com 1.681 trabalhos inscritos de 25 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.
O evento, que foi apresentado por Rafinha Bastos, integrante do programa "CQC", da Band, contou ainda com a participação do grupo musical Teatro Mágico, que garantiu um espetáculo à parte misturando música, teatro, poesia e apresentações circenses, através de um casal de trapezistas que, sob o olhar atento dos expectadores, exibiu performances que encantaram o público.
No discurso de abertura da cerimônia, Carlos Silveira, consultor da Presidência da Caixa Econômica Federal, frisou a relevância de premiações dessa natureza. "É muito importante reconhecermos o trabalho daqueles que, em sua atividade, buscam promover o avanço social do país", disse Silveira, que representou Maria Fernando Ramos Coelho, jornalista e presidente da Caixa.
O editor e diretor responsável de IMPRENSA, Sinval de Itacarambi Leão, ressaltou a importância da informação para a o avanço da sociedade uma vez que é a través do trabalho dos jornalistas que os cidadãos tomam conhecimento de seus direitos e podem reagir quando eles são violados, nesse sentido "o Prêmio Caixa é o mais importante do Brasil naquilo que se convencionou chamar de pauta social", disse.
Dos 43 finalistas, oito foram premiados. Com o trabalho "Elas morreram de parto", Eliane Brum e a equipe da revista Época , de São Paulo, venceram na categoria Jornalismo Impresso; em Radiojornalismo o prêmio foi para "O Lixo em São Paulo. Problema e Oportunidade", de Cláudio Junqueira, da Rádio Bandeirantes, de São Paulo; em Telejornalismo, a TV Globo saiu vitoriosa com a "Série - Terra do Meio", de Marcelo Canellas e equipe.
Em Webjornalismo, venceu o trabalho "Violência Velada", de Julliana de Melo, do JC Online de Pernambuco; na categoria Negócios e Turismo, "Devagar e Sempre. A onda do Slow Travel", de Ana Carolina Sacoman e equipe, do jornal O Estado de S. Paulo , foi quem levou o prêmio; "Revista Empreendendor Pernambuco", de Dulcinete Mesquita Alves Silva, conquistou a premiação na categoria Universitário; e a TV Brasil conquistou a premiação Especial do Júri com "Projeto Favela Toma Conta", de Fábio Feter.
O grande vitorioso da noite foi Marcelo Régua do jornal O Dia , do Rio de Janeiro (RJ), que além de ter vencido na categoria Fotojornalismo, conquistou o Grande Prêmio com o trabalho "Retrato Mágico do Brasil das Armas" que, entre os vencedores, foi considerado o que melhor representa o aspecto social do Prêmio Caixa de Jornalismo.
Leia mais sobre a festa e confira fotos dos vencedores, acessando o .
Foto: Divulgação
Leia mais






