Premiê francês critica imprensa por noticiar detalhes da emboscada no Afeganistão

Premiê francês critica imprensa por noticiar detalhes da emboscada no Afeganistão

Atualizado em 08/09/2008 às 10:09, por Redação Portal IMPRENSA.

No ultimo domingo (7), François Fillon, primeiro-ministro francês, criticou a imprensa por publicar "detalhes macabros" da morte de dez soldados franceses em uma emboscada dos talibãs no Afeganistão.

No discurso de encerramento da universidade de verão dos jovens do partido União por um Movimento Popular (UMP), o chefe do governo francês disse que "o dever de informar é respeitável", mas "nada perderia" se fosse "respeitoso aos mortos e aos vivos" e diferenciasse entre "a informação e a manipulação".

Na semana passada, a revista Paris Match publicou uma reportagem com fotos de insurgentes que posavam com capacetes, coletes à prova de balas e armas que tinham tirado dos soldados franceses mortos, informou a agência de notícias Efe.

Caso não saiam do Afeganistão, um comandante do grupo de talibãs que reivindicou a autoria da emboscada em 18 de agosto, afirmou que matará "todos" os militares franceses e ameaçou também atacará alvos franceses no exterior.

Detalhes da emboscada, como a captura de vários soldados que foram executados, degolados e mutilados pelos insurgentes, foram publicados por vários meios de comunicação.

Foto: Divulgação

Leia mais