Premiê australiano pede libertação de jornalista da Al Jazeera preso no Egito
Na última quinta-feira (27/3), o primeiro ministro da Austrália, Tony Abbot, ligou para Adli Mansour, atual presidente em exercício no Egito
Atualizado em 28/03/2014 às 14:03, por
Redação Portal IMPRENSA.
, para pedir a libertação do jornalista australiano Peter Greste. O repórter da TV catariana Al Jazeera está preso no País desde dezembro passado, sob a acusação de "auxiliar terroristas".
Segundo o Guardian , o primeiro-ministro australiano vinha sendo criticado pela oposição pela falta de comentários sobre o assunto. No telefonema ao presidente egípcio, Abbot pediu que o jornalista seja libertado e que seu caso seja resolvido o mais rápido possível
.
Crédito:Reprodução Primeiro-ministro quer a libertação de Peter Greste
Mansour confirmou ao líder australiano que o processo enfrentado pelos jornalistas no Egito será "justo". Greste está preso e aguardando julgamento com outros dois colegas, Mohamed Fahmy e Baher Mohamed, também da Al Jazeera, por "espalhar notícias negativas" em favor de grupos terroristas. O jornalistas afirmam que as acusações não se sustentam sobre "nem uma gota de evidências".
VI “Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia”
IMPRENSA promove o VI Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, no próximo dia 6 de maio, das 10h às 19h, no Museu da Imprensa Nacional, em Brasília (DF). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no .
O fórum contará com a presença de importantes profissionais de imprensa, como Alexandre Jobim, vice-presidente do Grupo RBS em Brasília; Ministro Ayres Britto, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF); Cristina Serra, repórter do "Jornal Nacional"; Denise Rothenburg, repórter especial do Correio Braziliense; Eliane Cantanhêde, colunista de Política da Folha de S.Paulo; Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado; e Milton Blay, correspondente e colunista da Rádio Bandeirantes e BandNews FM.





