Prefeito Serra declara guerra a UNE

Prefeito Serra declara guerra a UNE

Atualizado em 30/03/2005 às 08:03, por Redação Portal Imprensa.

Uma ameaça paira sobre o Espaço Cuca de São Paulo. É a ofensiva da atual administração municipal do prefeito José Serra, que ameaça retirar o Espaço Cuca do Clube da Cidade Raul Tabajara, que fica na Barra Funda.

Há mais de dois anos diversas companhias de teatro e bandas formadas por moradores da região ensaiam e fazem suas apresentações por lá. Abandonado por muitos anos, o Espaço, idealizado pelo escritor Mário de Andrade - nos anos 40, foi reformado e teve parte de sua recuperação realizada pela UNE, que refez a iluminação e parte do sistema de som do teatro. No início do mês de março as fechaduras foram trocadas, sem aviso prévio, e todos foram impedidos de utilizar o local.

A UNE, a coordenação do CUCA e os grupos que fizeram ou fazem parte da programação do Espaço, com o apoio da comunidade local, estão organizando um abaixo assinado para ser entregue ao Prefeito, no intuito de garantir a permanência do CUCA no local. As assinaturas já estão sendo recolhidas.

Até agora a administração municipal não fez nenhum contato com a entidade.

Um manifesto de apoio à permanência do Cuca no local está circulando. Ajude, divulgue, colha assinaturas. Não deixe que a Cultura Universitária seja despejada!

"MANIFESTO DE APOIO À CONTINUIDADE DO ESPAÇO CUCA/UNE"

Na Rua Anhanguera, No 484, Barra Funda, existe um teatro integrado ao Centro Esportivo Raul Tabajara, fruto de um projeto original de Mário de Andrade quando este ocupava o antigo Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, na década de 40. Sua idéia era a constituição de um espaço onde o lazer, o esporte e a cultura convivessem de maneira integrada.

O Teatro do Centro Esportivo Raul Tabajara esteve destruído e sem utilização por anos a fio, até que foi reformado na gestão municipal passada. Desde 2003, o projeto CUCA - Centro Universitário de Cultura e Arte - ligado à União Nacional dos Estudantes, ocupa esse espaço, em parceria realizada oficialmente com a gestão passada. Equipamos o teatro com iluminação e sonorização, colocando-o em condições de funcionamento.

Atualmente, o Espaço CUCA é referência nacional para as atividades culturais realizadas pelo Movimento Estudantil, coordenando um movimento cultural com bases em todo o país. Além disso, o projeto congrega uma série de grupos teatrais, musicais e de artes visuais importantes para a cidade de São Paulo como a Cia São Jorge de Variedades, Cia de Domínio Público, GPEC Obara, Ivo 60, Grupo Caranguejeira e Comunidade Morro das Pedras, além de abrir espaço para os mais diversos grupos universitários e profissionais.

Realizamos atividades culturais as mais diversas, promovendo um diálogo com a comunidade da Barra Funda e buscando o aprimoramento e a experimentação cultural constante através de debates, apresentações e oficinas de caráter educacional.

Com a mudança de gestão na Prefeitura de São Paulo, todo esse rico trabalho cultural encontra-se ameaçado, uma vez que a atual administração pretende retirar o projeto CUCA de sua sede, conquistada através de um trabalho árduo e de longa data.

Nós, abaixo assinados, manifestamos nosso apoio à continuidade das atividades promovidas pelo CUCA da UNE no Teatro do Centro Esportivo Raul Tabajara, bem como a manutenção da sede do CUCA naquele mesmo local.

Estamos certos de que a sensibilidade artística e cultural de nossos governantes entendem a necessidade de ampliação, e não de diminuição, dos espaços culturais existentes na cidade de São Paulo."