Prefeito de Porto Alegre (RS) critica artigo da "Zero Hora" e propõe jornal de graça
José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, escreveu um artigo em seu blog criticando o conteúdo da reportagem “O custo do passe livre”, publi
José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, escreveu um artigo em seu criticando o conteúdo da reportagem “ ”, publicada ontem na Zero Hora. O político sugeriu ainda que o jornal abra mão de seu lucro e seja distribuído gratuitamente.
De acordo com a publicação, o jornal ouviu especialistas para saber se seria viável conceder passe livre para estudantes e desempregados, segundo exigência dos ocupantes da Câmara de Vereadores. O texto cita que "a possibilidade existe", mesmo com muitas divergências sobre de que forma e a que custo.
A reportagem também apresentava argumentos de quem defende e discorda da possibilidade de ser permitido passe livre para estudantes e desempregados, mostrando números sobre o aumento da tarifa e o déficit da Carris e de alternativas levantadas pelo Ipea pra baixar o preço das passagens.
Fortunati afirma em seu texto que a Zero Hora defende passe livre para estudantes e desempregados. Porém, o editorial com a opinião da empresa, publicado na mesma edição, sustenta que "o passe livre tem muito de utopia e ingenuidade, pois as fontes de recursos imaginadas para zerar a tarifa para estudantes e desempregados não se sustentam na realidade".
O prefeito diz também que "o acesso à leitura também deva ser um item básico da cesta do trabalhador" e escreve, de forma irônica, que consultou especialistas para saber se seria possível distribuir jornal de graça. - "É claro", me responderam os especialistas. "Basta cortar um pouco os lucros dos empresários.





