Prefeito de Buenos Aires é afastado do cargo
Prefeito de Buenos Aires é afastado do cargo
O prefeito de Buenos Aires, Aníbal Ibarra, foi afastado do cargo na última segunda-feira, quando a Câmara de Vereadores decidiu abrir um processo para apurar a responsabilidade do alcaide na tragédia ocorrida no fim do ano passado, quando uma danceteria se incendiou e matou quase duzentos jovens argentinos que assistiam a um show de rock.
Grande parte da imprensa tentou fazer uma cobertura imparcial e mostrar o jogo político que havia entre governo e oposição, porém as imagens dramáticas de jovens sendo atendidos às pressas no meio da rua ou mesmo a marcante foto de dezenas de tênis modelo All Star, muito usados pelos adolescentes portenhos, queimados depois do incêndio, definitivamente influenciaram a opinião pública a pressionar os vereadores para afastar o prefeito.
Agora a Câmara terá quatro meses para analisar se Ibarra é ou não culpado pela falta de fiscalização por parte da prefeitura que teria levado à tragédia. Se condenado, o prefeito será destituído do cargo.
O processo contra o prefeito portenho deverá ser uma das principais pautas enquanto os edis de Buenos Aires estiverem discutindo as causas e os culpados do dramático acontecimento que marcou a vida dos argentinos.
Vale destacar o trabalho fotográfico que o jornal Clarín fez da tragédia e que está à disposição no site http://www.clarin.com/fotorreportajes/2004/cromagnon.html






