Prédio de jornal mexicano é alvo de tiros atribuídos a membros do narcotráfico

Prédio de jornal mexicano é alvo de tiros atribuídos a membros do narcotráfico

Atualizado em 02/09/2010 às 09:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Dois homens armados teriam atacado o prédio do jornal Noroeste de Mazatlán , na última quarta-feira (01/09), no estado de Sinaloa, norte do México. O ataque teria sido atribuído a integrantes do narcotráfico da região, que teriam disparado tiros contra a fachada do edifício. Ninguém ficou ferido.

Segundo informações da AP, a redação do jornal teria recebido ameaças por telefone, em que pessoas que se identificavam como membros do grupo armado La Línea exigiam que a publicação divulgasse reportagens sobre as atividades do cartel rival Sinaloa.

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou o ataque e pressionou as autoridades do México para investigar e prender os responsáveis.

Os disparos contra o edifício do Noroeste aconteceram quase uma semana depois que um dos estúdios da rede Televisa, em Ciudad Victoria, foi alvo de um carro-bomba. O incidente ocorreu na última sexta (27), e também não deixou feridos.

Um estudo divulgado pela Organização Article 19 e pelo Centro Nacional de Comunicação Social (Cencos) apontou o México como o país mais perigoso para o exercício do jornalismo na América Latina. Jornalistas mexicanos pediram para que a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) possam considerar o Jornalismo como atividade de risco no país.

Leia mais

-
-
-