“Precisamos cuidar mais de nós mesmos”, por Roberta Lippi
Experimentar um novo olhar sobre mim e minhas escolhas me faz agora querer seguir o compromisso pessoal de ser mais gentil comigo mesma
Opinião
Uma grande amiga minha, Vicky Bloch, consultora e coach de altos executivos, sempre provoca seus clientes a fazerem, nesta época, uma reflexão sobre o ano que passou e os objetivos para o período seguinte. Uma outra amiga muito querida, Daniele Moraes, que vem trabalhando lindamente com o desenvolvimento pessoal de mulheres, me convenceu a participar de um curso chamado Candeeiro, me apresentou técnicas de autoconhecimento e me ensinou sobre a escrita matinal, um processo que estimula a criatividade e ajuda a colocar as coisas em suas devidas caixinhas.
Com tantas boas influências, decidi então seguir a voz da experiência e parei um tempo para pensar sobre o que tem me movido e também sobre o que vem me paralisando. E vou confessar: a autorreflexão é realmente um exercício poderoso.
Revisitei minha biografia e algumas histórias da minha vida, resgatei sentimentos que estavam adormecidos e coloquei no papel tudo o que vinha à mente nas escritas matinais. Refleti sobre esses intensos dois anos de pandemia, o que mudou e o que não mudou dentro de mim, as duras e as boas histórias que vivi. E pensei sobre o que gostaria de ver, ter e ser em 2022 e nos anos seguintes. O resultado foi profundo, emocionante e impactante.
Assim como eu, muita gente se sentiu extremamente cansada neste ano. Quando deveríamos estar dando a volta por cima após o auge da pandemia, pensando na reinvenção e não mais na sobrevivência, nos faltou energia.
Deixo aqui de recomendação para 2022 que todos se permitam fazer esse exercício de autorreflexão. Dedicar também um tempinho por dia para exercer a escrita solta e criativa organiza pensamentos, alivia a mente e pode trazer grandes ideias. Algo que é muito natural para quem trabalha com comunicação, mas muito pouco utilizado para uso pessoal.
Se a pandemia nos deixou algumas lições, uma delas foi a importância de cuidarmos de nós mesmos e de nossa saúde mental acima de tudo. Estar em equilíbrio nos faz profissionais melhores e pessoas mais felizes. É tudo que sonho para mim e para todos ao meu redor nesse próximo ano.
* é sócia da Brunswick Group, consultoria internacional de comunicação estratégica. Jornalista com pós-graduação em gestão empresarial pelo Insper e especialização em comunicação internacional pela Universidade de Syracuse/Aberje, tem 25 anos de experiência na área de comunicação, com foco em posicionamento corporativo, mídia, crises, comunicação interna e treinamento de executivos. É membro desde 2015 do Programa Diversidade em Conselho, iniciativa de B3, IBGC, IFC, Spencer Stuart e WCD para ampliar a diversidade em conselhos de administração.





