Precarização do trabalho dos jornalistas será debatida pela Conafre

Precarização do trabalho dos jornalistas será debatida pela Conafre

Atualizado em 20/04/2005 às 08:04, por Fonte: Federação Nacional dos Jornalistas.

No dia 15 de abril, quando o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo completou 68 anos, diretores da entidade entregaram ao vice-coordenador da Conafre (Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Emprego), Luiz Henrique Rafael, uma cartilha sobre a precarização das relações trabalhistas no meio jornalístico. O documento será debatido em reunião da Conafre, em Brasília, nos dias 26 e 27.

A reunião com o representante da Conafre foi em Bauru (SP). Ele garantiu que levará os problemas apontados na publicação - como os PJs, os frilas fixos, o excesso de jornada, os falsos estágios e o exercício ilegal da profissão - para a reunião Conafre que será realizada em Brasília nos dias 26 e 27, que contará com a presença do coordenador do grupo, Rodrigo Carelli, e de representantes das 25 regionais do Ministério Público do Trabalho. A partir desta reunião, a Conafre incluirá as questões da precarização em seu rol de trabalhos e orientará os promotores de todo o país para esta questão, com destaque para a existência dos PJs e frilas fixos.

Em maio, a FENAJ orientará todos os sindicatos da categoria a procurarem os promotores e juntos, irem às empresas para combaterem as irregularidades trabalhistas. A ação conjunta é o eixo central para a campanha nacional de luta da FENAJ contra a precarização. Para Fred Ghedini, vice-Presidente da FENAJ e presidente do SJSP, os resultados da reunião colaboram para o avanço da luta dos jornalistas. "Com o que ficou acertado, temos uma perspectiva concreta, objetiva e razoável para reverter a precarização do mercado de trabalho. Criamos essa perspectiva a partir dessa reunião com o MP e os resultados aparecerão nos próximos meses", disse.