Pré-candidatos expõem ideias e propostas em sabatinas e debates

Eventos promovidos por grupos de imprensa e políticos acontecem a partir de abril

Atualizado em 26/04/2022 às 11:04, por Redação Portal IMPRENSA.

A menos de um mês para o início da campanha eleitoral de 2022, candidatos à Presidência, Senado e Governo começam a ser submetidos a sabatinas e debates.
Em parceria com a Folha, o UOL já entrevistou Ciro Gomes (PDT) e Vera Lúcia (PSTU) e Simone Tebet (MDB). Ao todo, serão oito entrevistados até o próximo dia 29. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não confirmou presença. Crédito:Reprodução TSE Debates presidenciáveis já tem data para acontecer Debates presidenciáveis já tem data para acontecer Foram convidados todos os melhores colocados na pesquisa Datafolha divulgado em 24 de março. De 10 a 14 de outubro, o site e o jornal devem realizar sabatinas visando o segundo turno.
O debate dos veículos está previsto para o dia 22 de setembro, às 10h, com os quatro candidatos melhor colocados na pesquisa a ser divulgada até 31 de agosto. Em 2018, o presidente Jair Bolsonaro não participou dos eventos. Caso algum candidato opte por não participar, o quinto melhor colocado será convidado.
Em 6 de junho, também Às 10h, a Frente Nacional dos Prefeitos promove em São Paulo o "Diálogo FNP com Presidenciáveis". Candidatos e pré-candidatos foram convidados para debater temas como mobilidade urbana, impactos das mudanças climáticas e financiamento de políticas públicas.
Em 2018, um evento semelhante reuniu 11 candidatos, com exceção de Bolsonaro, que à época não respondeu ao convite.
Os canais de TV também já divulgaram a programação dos próximos debates. A CNN Brasil vai receber os candidatos em 6 de agosto. No dia 9, o debate acontece na Jovem Pan News, e no dia 14, na Band. Em 2 de setembro, a transmissão será feita pela RedeTV.
Em 13 de setembro, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também organiza o seu debate com os candidatos à presidência, produzido pela TV Aparecida.
Senadores e Governo
A partir de maio, UOL e Folha vão sabatinar candidatos ao governo de São Paulo. Veja as datas:
Márcio França (PSB) – 2/5, 10h Felício Ramuth (PSD) – 2/5, 16h Abraham Weintraub (PMB) – 3/5, 10h Rodrigo Garcio (PSDB) – 4/5, 10h Vinicius Point (Novo) – 4/5, 16h Fernando Haddad (PT) – 5/5, 10h Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 6/5, 10h
As sabatinas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará acontecem a partir de 9 de maio.
Já o debate com os postulantes ao governo será transmitido em 9 de setembro; e o do segundo turno, em 20 de outubro.