Posts da embaixada oficial americana são censurados em microblog chinês

Posts da embaixada oficial americana são censurados em microblog chinês

Atualizado em 17/02/2011 às 11:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Em reação a tentativa do governo americano de iniciar uma discussão sobre liberdade de expressão na internet, mensagens que não tem relação direta com o tema tem sido "revisadas" por censores chineses no microblog chinês Sina Weibo.
Segundo o Wall Street Journal , o porta-voz da embaixada Richard Buangan disse que tentou enviar uma mensagem da conta oficial da embaixada dos EUA, explicando o que significava a expressão " old hand ". Em retorno, recebeu um alerta na página avisando que o post foi submetido para revisão. Eventualmente foi liberado na página, mas não se sabe quanto tempo ficou retido para análise.
Os sites Facebook e Twitter já não são permitidos pela censura chinesa. A plataforma mais utilizada é o site Sina Weibo, que mantém uma equipe de censores para impedir que mensagens "perigosas", de conteúdo político, fiquem no ar.
A discussão a respeito da liberdade de expressão na internet aumenta perante a força de mobilização que as mídias sociais trouxeram para os últimos acontecimentos no Oriente Médio. Em discurso recente, Hillary Clinton disse que a China enfrenta "um dilema do ditador e que o governo corre o risco de ser ultrapassado pela opinião pública online, diz a agência Reuters.
O governo dos EUA vem tentando "infiltrar" os sistemas fechados de rede como China, Rússia e Irã por meio de contas em microblogs nas línguas locais dos países, para incentivar a abertura dos meios de comunicação. O porta-voz do Ministério do Exterior, Ma Zhaoxu, argumenta que "a China é contra liberdade de expressão como um pretexto para interferir em outros assuntos do Estado".



Leia Mais