Pós-Graduação com ênfase em direção editorial da ESPM passa por transformação

Após três edições como Pós-Graduação em Jornalismo com ênfase em direção editorial, fruto de uma parceria entre a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e o Instituto de Altos Estudos em Jornalismo, o curso passa por sua primeira transformação.

Atualizado em 21/11/2013 às 16:11, por Gabriela Ferigato.

A partir de 2014, ele será um MBA em Jornalismo e Mídia na Era Digital.

Crédito:divulgação Pós-Graduação em Jornalismo com Ênfase em Direção Editorial da ESPM se torna o MBA em Jornalismo e Mídia na Era Digital
Com duração de dois semestres, o curso contará com novas disciplinas, grade, carga horária e valor. De acordo com o coordenador Jorge Tarquini, a pós-graduação era um projeto pessoal de Roberto Civita, diretor do Grupo Abril, pois ele acreditava que existiam muitos profissionais em meio de carreira que estavam se preparando para assumir postos de direção nas redações. No ano que vem, apesar da morte de Civita, a parceria continua, mas seus filhos ainda analisam como manter o instituto.
“No meio do caminho, mesmo antes da morte do Roberto, no final de 2012, discutíamos um reposicionamento do curso, pois muitas coisas mudaram no mercado nesses três anos de existência da pós. As redações foram enxugadas, equipes diminuíram e hoje, talvez, jornalistas em meio de carreira estejam envolvidos com novos negócios. Então, em 2013, já havíamos batido o martelo que seria o último ano”, afirma.

O objetivo principal da especialização é preparar profissionais para conduzir negócios editoriais no momento em que as profundas transformações tecnológicas, econômicas e culturais da era digital determinam intensa e constante renovação dos modelos de negócio do jornalismo e da mídia em geral no mundo todo. Com carga horária de 400 horas, as aulas se somarão a oficinas, masterclasses, atividade extraclasse e outras via internet.
As presenciais acontecerão às quintas e sextas (período integral) e aos sábados (oficinas) – uma vez por mês. Entre as disciplinas estão: “Mídia, informação e comunicação na era digital”, “Legislação, justiça e liberdade de imprensa”, “Marketing e gestão estratégica” e “O jornalista e os números”. “Vamos passar a falar com profissionais de perfil mais jovem, mas não existe uma régua. O curso continuará com um nível muito alto. Os professores da pós anterior continuarão, mas em disciplinas renovadas”, pontua.
As inscrições estão abertas até o dia 24 de fevereiro. O início das aulas está marcado para 13 de março. Mais informações no Leia também -