Portal Último Segundo agora em aeroportos
Portal Último Segundo agora em aeroportos
Serão mais de 800 notícias por dia atualizadas em tempo real, com imagens, uma por minuto, das 5h30 às 23h30 diariamente. O projeto consolida o jornal eletrônico do iG como único veículo do país na modalidade de Jornalismo Indoor
O iG, internet Generation, por intermédio do Último Segundo Informa, projeto pioneiro que tem o objetivo de oferecer informação nos mais diferentes meios de comunicação e o único na modalidade de Jornalismo Indoor, anuncia uma parceria com a Indoormídia, empresa que detém um novo conceito de comunicação presente nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont e Juscelino Kubitschek.
O projeto une a agilidade da internet à qualidade de imagem dos monitores de plasma. A parceria prevê a distribuição de todo o conteúdo do Último Segundo Informa nos maiores terminais aéreos do Brasil e a iniciativa alia a revolução que o iG tem em seu DNA com a inovação no uso do meio trazida pela Indoormídia.
Serão mais de 800 inserções por dia, uma nova por minuto, diariamente das 5h30 às 23h30. A transmissão das notícias é digital assegurando a qualidade e a velocidade da exibição em tempo real com fotos e vídeos. "O nome Último Segundo Informa foi decisivo para nossa parceria porque garante informação e entretenimento com imagens em tempo real", afirma Hugo Pasquini, diretor comercial da Indoormídia.
A iniciativa consolida o projeto inovador do Último Segundo Informa, de levar a notícia que o leitor precisa no lugar em que ele está, independentemente do meio. Já batizado de Jornalismo Indoor o novo conceito tem como diferencial a personalização da notícia de acordo com a necessidade do público, com atualização em tempo real, horário de exibição, além do formato diferenciado, que exige uma linguagem específica e adaptada.
Para oferecer o novo serviço o iG realizou uma série de estudos com usuários para definir o modelo ideal de informativo, o tempo que usuários em movimento precisam para ler as notícias, tipologias e layout adequados etc.
"O Jornalismo Indoor consiste em oferecer informação aos leitores em qualquer lugar em que eles estejam e todas as notícias são administradas remotamente. O Último Segundo Informa é o único veículo do Brasil que se encaixa nesse nova categoria de jornalismo", detalha Fred Affonso Ferreira, primeiro editor de Jornalismo Indoor do Brasil, responsável pelo Último Segundo Informa.
"O Último Segundo Informa comprova que é possível acompanhar o leitor em qualquer lugar que ele esteja: cinema, elevador, aeroporto, celular, enfim, todos os locais em que ele precisar de informação", assegura Andréa Fornes, diretora de Jornalismo do iG.
Os boletins serão veiculados em monitores de plasma de 42 polegadas com tecnologia de última geração, localizados nos check-ins, salas de embarque e desembarque. No total, serão mais de 70 monitores instalados em locais estratégicos dos principais aeroportos do País.
A distribuição do conteúdo do Último Segundo Informa abrange, nessa primeira etapa, as cidades de São Paulo, no Aeroporto Internacional de Congonhas, Rio de Janeiro, no Santos Dumont, e no Juscelino Kubitschek, em Brasília. Em conjunto, os três aeroportos atendem a cerca de dois milhões e cem mil passageiros, por mês. A rede de parceiros do iG permitirá a criação de conteúdo regional, deixando as notícias ainda mais "palatáveis" para os leitores.
Segundo dados da Infraero, 91% dos passageiros dos aeroportos do Brasil são da classe AB, 70% homens e 30% mulheres, sendo que 45% viajam a negócios. Esse seleto público terá, a partir de 1º de dezembro, a cobertura em tempo real de notícias sobre esportes, política, cultura, lazer, economia, saúde, social, além de informações do New York Times, BBC Brasil, Lancenet e o Dia, parceiros de conteúdo do iG, além do Babado e do Glamurama.
"O público dos aeroportos precisa ser informado das notícias com agilidade. O desafio é fazer o noticiário dinâmico, em tempo real, e, ao mesmo tempo, manter as principais notícias do dia sempre em destaque", ressalva Fred Affonso Ferreira.
"Com o projeto atingiremos em cheio uma parcela significativa da internet generation, que é composta por executivos, empresários, celebridades, enfim, usuários assíduos das facilidades trazidas pela Web", assinala Flávia Hecksher, gerente de Marketing do iG.
O sistema de gerenciamento, a compatibilização gráfica e a logística foram desenvolvidos pela Indoormídia, com o auxílio da área de Tecnologia do iG. As duas empresas fizeram investimentos em microcomputadores, servidores, software e treinamento de pessoal.
O Último Segundo Informa estreou em dezembro de 2003 como o primeiro e único boletim jornalístico digital criado especialmente para ser exibido nas salas de cinema. Cerca de seis meses depois, passou a ser veiculado também em elevadores e agora, em aeroportos. O projeto foi vencedor, na categoria cinema, do Prêmio Maximídia 2004, considerado um dos prêmios mais importantes da América Latina que tem o objetivo de consagrar as melhores idéias e estratégias, além das soluções de mídia mais criativas colocadas em prática.






