Portal Terra esclarece conteúdo de reportagem cobrado por Serra em debate

Portal Terra esclarece conteúdo de reportagem cobrado por Serra em debate

Atualizado em 19/10/2010 às 17:10, por Redação Portal IMPRENSA.

O portal Terra publicou nota na última segunda-feira (18) esclarecendo acusação do candidato à Presidência José Serra (PSDB) sobre reportagem do site, durante debate da RedeTV!, realizado no último domingo.

Após pergunta da jornalista Renata Lo Prete, do jornal Folha de S.Paulo , o candidato cobrou explicações do Terra por este não publicar afirmações suas, em passagem por Goiânia, sobre o conhecimento de Paulo Vieira de Souza, ou Paulo Preto, ex-diretor do Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), acusado de desvio de doação para campanha tucana.

O portal discorda da fala de Serra ao declarar que publicou todas as informações oferecidas pelo tucano na ocasião e cita reportagens de outros veículos da imprensa presentes na capital goiana no dia 11/10.

Paulo Vieira de Souza foi acusado, em matérias de revistas, de ter sumido com R$ 4 milhões doados à campanha presidencial de José Serra.

Segundo o Terra, o candidato citou o portal no debate após responder sobre o caso de Paulo Preto e negar que tenha afirmado não conhecê-lo. "Eu fui numa segunda-feira a Goiânia e veio a repórter e perguntou: o Paulo Preto. Paulo Preto pra mim, eu não o conhecia assim. E Paulo Preto é um apelido que se dá preconceituoso e racista. Se ele fosse japonês, iam chamar de Paulo Amarelo? Será? Não. Mas como ele é descendente de africanos, puseram Paulo Preto. Paulo Preto. Essa foi a pergunta. Não foi Paulo Souza. E eu disse: Não. Não conheço. E expliquei do que é que se tratava que eu acabei de explicar aqui. Mas não foi publicado. Pode pegar o site do Terra que publicou isso e eles não publicaram a minha explicação sobre o assunto. Então eu não neguei. Não tem nada a ver.", disse o tucano na RedeTV!.

O Terra esclarece sobre sua reportagem em Goiânia afirmando que o candidato, em passagem rápida pelo aeroporto, não explicou se conhecia ou não Paulo Preto. Segundo a repórter do portal que cobriu a visita de Serra à cidade e abordou o candidato, Mirelle Irene, este apenas respondeu: "Nunca ouvi falar, nunca ouvi falar disso. Eles põem factóides para que vocês perguntem pra ficar rendendo. Eu nunca ouvi falar disso. Primeiro que não é fácil entender naquele programa o que ela estava dizendo. Segundo, nunca aconteceu. O que eu vou ficar dizendo? Gastar horas de um debate nacional com coisas que eu não tenho a menor ideia? E são bobagens. Na minha campanha não teve nada desviado. Nunca ouvi falar, perguntei pra todo mundo, e daí? Você entende? São coisas dessa natureza".

O portal confirma sua versão com depoimentos de outros jornalistas que noticiaram as falas de Serra em Goiânia, como Christiane Samarco, do O Estado de S. Paulo , Núbia Lobo, do jornal O Popular , de Goiânia, e Venceslau Pimentel, do diário O Hoje , também da capital goiana. "Ele (Serra) não queria falar sobre o assunto (Paulo Preto), tanto na coletiva na rua quanto no aeroporto. Ele se esquivou, e só falou quando foi pressionado. Ele disse bem claro: "Quem é Paulo Preto?". Fora isto, acompanhando ele até a porta do avião, Serra apenas repetiu que não o conhecia", observou Núbia sobre a ocasião.

Leia mais

-

-