Portal Terra de Gente disponibiliza na web acervo sobre fauna e flora brasileiras
Portal Terra de Gente disponibiliza na web acervo sobre fauna e flora brasileiras
Na próxima quarta-feira (23), a EPTV - afiliada da Rede Globo no interior do Estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais - lança o Terra da Gente. O site reunirá o acervo do programa de TV e da revista homônimos, que são referência quando se fala de meio ambiente e biodiversidade.
| Divulgação |
| Ciro Porto |
Já o programa, existente há 12 anos, tem em seu acervo imagens únicas, como de uma onça pintada se reproduzindo. "Para desenvolver a consciência de preservação, é necessário conhecer. Quando a gente conhece, gosta, e quando gosta, conserva", afirma Porto.
Portal IMPRENSA - Como surgiu o projeto do Portal Terra da Gente? Foi uma decisão interna ou uma demanda dos espectadores e leitores da revista e do programa?
Ciro Porto - Na verdade já temos um site, modesto, simples, e desde 1992 vínhamos coletando imagens da natureza brasileira. Sabíamos que elas teriam grande valia num determinado momento, e estávamos esperando a evolução da tecnologia para que fosse possóvel criar um portal interativo, que permitisse o acesso às imagens com facilidade. Agora, a tecnologia evoluiu e permitiu a construção desse portal.
IMPRENSA - O Portal será multiplataforma? Site, programa e impresso serão interligados?
Porto - Ele vai reunir como tempo todo conteúdo de imagens, de todas as espécies gravadas. Terá o conteúdo mais profundo que a mídia permite. Não mostraremos só imagem, mas será possível ouvir, por exemplo, um exemplar de uma espécie de pássaro cantando. Além disso, mostraremos o local onde se encontra a ave, seus hábitos, e um link com matérias publicadas na revista. Colocaremos no ar a última edição do programa de TV. Haverá galeria de fotos, informações científicas e vídeos.
IMPRENSA - O Portal supre uma demanda crescente sobre o assunto. Acha que ele ocupará um espaço vazio na mídia sobre meio ambiente e sustentabilidade?
Porto - Nesse sentido ele é bem completo. Já temos cerca de 300 espécies no banco de dados, e pretendemos ter pelo menos mil. O site já começa grande e vai crescendo diariamente. Nosso objetivo enquanto portal é registrar todas as espécies da fauna e flora brasileira, e disponibilizar gratuitamente essas ferramentas, que ajudem na educação ambiental.
IMPRENSA - Qual é a sua opinião sobre o interesse dos espectadores em relação a esse tipo de assunto?
Porto - Queremos mostrar a natureza como verdadeiramente é. Para desenvolver a consciência de preservação, é preciso conhecer. Quem conhece, gosta, e quem gosta, conserva. No Brasil não tem um portal com o conteúdo que o Terra da Gente tem. Estamos sempre com uma equipe pelo Brasil afora, registrando nossa natureza.
Leia mais






