Portal Power.com processa Facebook por dados de usuários
Portal Power.com processa Facebook por dados de usuários
Na última sexta-feira (10), o site Power.com, agregador de redes sociais, moveu uma ação contra o Facebook em um tribunal da Califórnia (EUA) para que seja decidido quem é o dono das informações das redes sociais. A ação visa por fim ao debate se os dados lançados nas redes sociais são dos usuários ou dos sites.
O Power.com argumenta que são dos usuários e pretende defender esta tese para que os internautas mantenham o controle e propriedade "total e completa" sobre seu conteúdo, o que lhes daria o direto de proteger estas informações de outros usuários e de corporações.
A ação da Power.com acusa o Facebook de concorrência desleal, de restrição ao comércio e de criar um monopólio. Anteriormente, o site de relacionamento processou o Power.com por motivos semelhantes.
Dessa vez, de acordo com informações da agência de notícias Reuters, o Power.com negou as alegações, e requisitou que o Facebook seja proibido de executar "práticas anticompetitivas". Também pediu um valor não-revelado em indenização e ajuda de custo.
Através do Power.com o usuário pode ter acesso a diversas contas em diferentes redes sociais por meio de um mesmo portal e ainda podem editar ferramentas e dados dessas contas.
Steve Vachani, presidente-executivo da Power.com, declara que o Facebook sufoca os concorrentes ao restringir o acesso de clientes a seus dados. Isso é semelhante ao que fizeram as empresas telefônicas ao não deixarem que você mudasse de operadora mantendo seu número de telefone", disse Vachani.
Leia mais






