Portal IMPRENSA dá início a série sobre comunicação empresarial

Portal IMPRENSA dá início a série sobre comunicação empresarial

Atualizado em 07/11/2007 às 18:11, por Cristiane Prizibisczki/Redação Portal IMPRENSA.

Por

O Portal IMPRENSA dá início, nesta quarta-feira (6), a uma série de reportagens voltadas à comunicação empresarial. O objetivo é conhecer um pouco mais das principais assessorias do país e, principalmente, o desempenho delas durante o ano de 2007. Quem abre a série é a empresa Lucia Faria Assessoria de Comunicação, que atende, entre outros clientes, o jornal O Estado de S.Paulo , o Instituto Verificador de Circulação (IVC) e as editoras Globo e Alto Astral.

Sob o comando da jornalista Lúcia Faria, a empresa foi fundada em fevereiro de 2002, em um período, segundo a empresária, difícil para a imprensa brasileira, com muitas demissões promovidas por grandes grupos de comunicação. "Era final de 2001, em plena explosão da bolha da internet e a vida não estava fácil para ninguém. Foi nesse contexto que resolvi abrir uma empresa, o que poderia ser uma loucura. Mas não foi, certamente", disse.

Divulgação
Lúcia Faria tem boas perspectivas para o próximo ano

Após cinco anos no mercado, a empresa continua com uma equipe pequena - atualmente, colaboram oito funcionários - e contas seletas. No entanto, no mercado da comunicação empresarial, este não é um indício de que as coisas não caminham bem. "Fechamos o ano passado com 13 clientes. Já neste ano de 2007, vamos fechar com 17. No meu entender, o número de clientes não é o mais importante. Poderíamos ter bem mais do que isso hoje, mas o posicionamento da agência é outro. Queremos ter uma carteira enxuta, mas extremamente representativa e rentável, com clientes importantes em seu campo de atuação".

De acordo com Lúcia, 2007 foi um ano bom, mesmo que o crescimento tenha sido pequeno. Com planejamento "bem realista", o faturamento da empresa teve acréscimo de 10%, o que, tendo em vista os reais objetivos, não foi recebido de maneira negativa. "Estava mais preocupada em ajustar alguns processos para melhorar a produtividade e rentabilidade do que, necessariamente, fechar o ano com crescimento estrondoso. Previ crescimento de 10% no faturamento, bem realista, e atingi a meta".

Para este trabalho de "crescimento e fortalecimento", a empresa entrou com mais força em algumas áreas, como cultura e responsabilidade socioambiental. No entanto, Lúcia salienta que, além da assessoria, o filão mais significativo no faturamento, a empresa também atende a área de publicações customizadas e newsletter - por meio da sociedade com a Toda Palavra Conteúdo Editorial - que, de acordo com ela, poderia ser mais explorado pelos clientes. "O problema é que muita gente no mercado ainda pensa nessa área como 'publicidade gratuita' e a gente tem de explicar exatamente os nossos limites e alcances".

Com perspectiva "muito boa" para 2008, a meta da empresa é "crescer dentro dos clientes atuais", com a oferta de novos serviços, e atrair novas empresas. É também objetivo da Lucia Faria Assessoria de Comunicação ampliar a participação em eventos e investir em estudos. "Espero fechar 2008 com crescimento de 20% na rentabilidade, não exatamente no faturamento. Crescer por crescer não adianta, é preciso ter consistência, foco e persistência", finaliza.