Portal IMPRENSA acompanhou a estreia do MyNews nos estúdios do YouTube, no Rio
Primeiro programa foi ao ar ontem na internet
O pontapé inicial do MyNews, primeiro canal do YouTube com conteúdo totalmente jornalístico, foi dado ontem. A equipe comandada por Mara Luquet e Antonio Tabet, idealizadores do projeto, se reuniu ontem no YouTube Space, no Rio de Janeiro, para gravar o “Segunda Chamada”, que foi ao ar pela primeira vez ontem pela plataforma digital. O Portal IMPRENSA acompanhou as gravações a convite do MyNews e conversou com Mara, Tabet e a jornalista Cristina Serra após a estreia.
Crédito:Divlgação/MyNews “Demos um primeiro passo numa nova linguagem das pessoas consumirem informação. O MyNews está sendo pioneiro em trazer o jornalismo para o YouTube. Pode ser que isso acabe virando uma tendência. Ainda mais agora em que o papel do profissional de imprensa é tão importante no combate às fake news e num momento em que tantas redações estão demitindo os jornalistas”, disse Mara Luquet.Mara ainda comentou que a principal diferença do MyNews é a forma como trabalham. “Não representamos aqui nenhum veículo. É um jornalismo independente. Várias redações têm iniciativas em vídeo, é o caso da Folha de S.Paulo , Estadão , Veja e IstoÉ . Mas eles seguem a linha editorial de grupo de mídia. Nós aqui não”.
Crédito:Divulgação/MyNewsPara Antonio Tabet, o YouTube é conhecido por ser mais focado em humor e conteúdo jovem. “Nossa ideia foi expandir isso para o jornalismo também e vamos levar para outras plataformas digitais além do YouTube. As pessoas hoje consomem informação pela internet e os veículos mais tradicionais, como impresso e TV, perderam relevância”, disse.
Cristina Serra, após 26 anos como repórter de política da TV Globo, também comentou sua estreia na internet. “Eu estou animada com o MyNews. Quando a Mara me fez o convite eu topei na hora. Só avisei que eu não sabia praticamente nada de jornalismo digital. Mas ela disse que queria alguém para trazer conteúdo e com bagagem em política”.
A jornalista estreia seu programa sobre política em maio. Ela também falou sobre a proximidade que terá a partir de agora com o público que acompanhará o canal. “Na TV não temos um retorno tão imediato. Na internet é diferente. E também não tenho medo das críticas que possam surgir sobre nosso trabalho. Elas são muito bem-vindas, aliás. Os jornalistas precisam aprender a ouvir esse tipo de comentário. Ainda mais numa profissão em que estamos sempre falando ou criticando os outros.”
Segundo ela, a decisão de deixar a TV Globo e o logo depois o anúncio de sua ida para o MyNews foram pura coincidência. “Eu já estava amadurecendo a ideia de deixar a televisão. Foram quase 30 anos num ritmo muito intenso e eu queria mais tempo para mim e para minha família”, afirmou. Além do canal do YouTube, Cristina também está se dedicando a um livro sobre o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG) e que deve chegar às livrarias em outubro.
O primeiro “Segunda Chamada” já está disponível na página do MyNews no YouTube. O vídeo entrou no ar ontem, dia 12, às 20h30 e já conta com mais de 5.600 visualizações. Na quinta-feira, dia 15, estreia o programa “Economia É Genial”, apresentado por Mara Luquet. Já na sexta-feira, entra no ar o “É Pessoal”, programa de entrevistas com Thais Heredia, ex-GloboNews. O projeto do MyNews também prevê a apresentação de um telejornal ao vivo, que será apresentado por Mariliz Pereira Jorge, e de um programa sobre finanças para jovens, que devem estrear em maio.
Leia mais:





