Porta-voz do departamento americano de Estado discute com repórter russa em coletiva

O porta-voz do departamento americano de Estado, John Kirby, discutiu com a jornalista Gayane Chichakyan, do canal Russia Today, durante umacoletiva, na qual o governo apresenta suas posições sobre os diversos conflitos no mundo.

Atualizado em 11/12/2015 às 11:12, por Redação Portal IMPRENSA.

de Estado, John Kirby, discutiu com a Gayane Chichakyan, do canal Russia Today, durante uma coletiva, na qual o governo apresenta suas posições sobre os diversos conflitos no mundo.
Crédito:Wikimedia commons Porta-voz discutiu com a jornalista e encerrou coletiva
De acordo com a AFP, Kirby disse que a repórter fez "perguntas completamente ridículas", após ela insistir em falar sobre a posição dos Estados Unidos em relação à incursão militar da Turquia no Iraque.
Gayane questionou se Washington "aprovava" ou não a presença militar turca no norte do Iraque, mesmo sem a autorização de Bagdá. Irritado, o porta-voz respondeu: "Você não tem vergonha de fazer estas perguntas?! Se você pudesse ver o que faz riria de si mesma. São absolutamente dementes".
A jornalista, então, avaliou que os Estados Unidos pareciam indiferentes sobre a presença de tropas turcas no Iraque. Kirby não se conteve e reagiu quase aos gritos. "Noto que sua equipe muito raramente faz estas perguntas difíceis ao seu próprio governo", rebateu, referindo-se à participação de Moscou no controle da Russia Today.
"Aqui no departamento de Estado você pode perguntar o que quiser. Também pode fazer perguntas com acusações; mas hoje elas são completamente ridículas", acrescentou. A repórter continuou: "Que pergunta foi ridícula, senhor?". "Por qual delas deveria me envergonhar?". O porta-voz não rebateu e encerrou a coletiva de imprensa.