Por temor a embargo, gráfica obriga jornal marroquino a mudar sua capa
Por temor a embargo, gráfica obriga jornal marroquino a mudar sua capa
O jornal marroquino Hebdomadaire foi obrigado por sua gráfica a mudar as fotos de capa de uma de suas edições, por ter considerado que, se o periódico fosse publicado da forma como estava, ele seria embargado.
Segundo Ali Amar, diretor do jornal Hebdomadaire , a gráfica considerou por si só que as autoridades marroquinas não autorizariam a distribuição do periódico. A edição censurada trazia um dossiê de uma obra de dois artistas marroquinos, inspirada no quadro "A origem do mundo", do pintor francês Gustave Coubert. A obra marroquina foi retirada de uma exposição no México, a pedido do embaixador do Irã no país, que a considerou um "atentado à religião muçulmana".
"O Estado marroquino não teve a necessidade de intervir na censura. Agora está recorrendo aos frutos das pressões exercidas desde muitos meses sobre as gráficas, que se convertem em censores e dão mostras de um excesso de zelo, para evitar que tenham de enfrentar as autoridades", declarou a Organização Internacional Repórteres Sem Fronteiras, responsável pela denúncia.
Segundo a ONG, em outubro, algumas gráficas foram invadidas pelo governo marroquino para que exemplares de jornais censurados fossem destruídos.






