Por comentários “xenófobos”, jornalista americana revolta internautas de gregos

Depois que a jornalista e editora do jornal National Post, Diane Francis, publicou mensagensofensivas sobre os gregos, várias pess

Atualizado em 14/07/2015 às 16:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Depois que a jornalista e editora do jornal National Post , Diane Francis, publicou mensagens sobre os gregos, várias pessoas entraram no Twitter para opinar sobre as postagens dela.
Crédito:Reprodução Jornalista disse que Grécia precisa de ditadura militar
Com mensagens de ódio, muitos gregos disseram que a jornalista se comportou como uma pessoa racista e disseram que a postura da profissional é inaceitável. Outros internautas exigem ainda uma retratação pública da repórter.

De acordo com a CBC News, a jornalista publicou seus comentários momentos antes de um referendo na Grécia que rejeitou as condições de austeridade para um possível resgate de sua economia.

Assim, a maioria dos posts de indignação dos gregos falavam sobre a falta de inteligência da jornalista. Mensagens como “seus comentários são ignorantes” e “você é tão racista”, dominaram o Twitter.

Em um e-mail enviado à CBC News, ela afirma que seus comentários são justos e foram baseados no fato de que, mesmo mudando os representantes, o governo grego não conseguiu resolver a situação da dívida externa. Ela disse ainda que os membros da União Europeia têm a mesma opinião. Para a jornalista, “é irracional que um país espere que outro pague por suas dívidas”.
Além de publicar sobre os gregos e a dívida que o país tem com a União Europeia, Diane também falou sobre uma ditadura militar pela qual o país deveria passar. Para ela, só um regime desse tipo salvaria a imagem local.

Isso desagradou o advogado de origem grega Nikolaos Galanopoulos. Ele pediu ainda uma retratação pública da jornalista. Em seu post, ele diz que o comentário ultrapassa os limites do profissionalismo e equivale a um discurso de ódio.

Procurado para comentar o caso, o National Post disse que, como editora e colunista, Diane é livre para expressar suas próprias opiniões.