Político russo está por trás de morte de jornalista, diz advogado de acusados pelo crime

Político russo está por trás de morte de jornalista, diz advogado de acusados pelo crime

Atualizado em 25/11/2008 às 14:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O tribunal militar da região de Moscou, na Rússia, revisou sua decisão e determinou nesta terça-feira (25) que o julgamento dos acusados pela morte da jornalista russa Anna Politkovskaya seja aberto ao público.

Na semana passada, o juiz Yevgeny Zubov havia decidido que a audiência seria realizada a portas fechadas e sem a presença da imprensa, pois o júri popular temeria por sua segurança. No entanto, um dos menbros do júrio negou a informação do juiz.

Segundo a agência de notícias Efe, o advogado Murad Musayev, defensor de um dos acusados, afirmou que "o próprio tribunal colocou este assunto a debate, e foi decidido que o processo será público". Ele e a família de Politkovskaya defendiam o julgamento a portas abertas.

Musayev disse também que um político russo pode estar por trás do crime, ao contrário do que sugeriam os promotores até agora: que algum estrangeiro teria ordenado a morte da jornalista para desestabilizar a Rússia e levá-la ao descrédito.

O advogado acredita que o político envolvido teria tramado a morte como uma suposta vingança por críticas feitas em reportagens da jornalista, informou a Agência Estado.

Foto: Divulgação

Leia mais