Político norueguês indica WikiLeaks para concorrer ao Nobel da Paz
Político norueguês indica WikiLeaks para concorrer ao Nobel da Paz
Atualizado em 03/02/2011 às 08:02, por
Redação Portal IMPRENSA.
| Divulgação |
| Snorre Valen |
Segundo informações das agências de notícias, Valen publicou a "indicação" em seu , e ainda ressaltou que o WikiLeaks expôs "corrupção, crimes de guerra e tortura", por meio da divulgação de documentos secretos militares e da diplomacia dos EUA.
Em 2010, o site de Assange disponibilizou arquivos sigilosos sobre as operações feitas pelo Exército norte-americano e aliados nas guerras do Afeganistão e do Iraque. No final de novembro, a página publicou mais de 250 mil documentos revelando os bastidores da diplomacia dos EUA, fazendo com que a Casa Branca condenasse a exposição dos dados, dizendo que o veículo colocava em risco a vida de americanos e aliados do país.
Após o vazamento histórico, o governo norte-americano pressionou o maior servidor do país, a Amazon Web Services, para interromper o acesso ao WikiLeaks e evitar outra divulgação de informações comprometedoras. Enquanto isso, Assange foi acusado de cometer crimes sexuais na Suécia. A Interpol emitiu uma ordem de captura contra o australiano, que acabou se entregando às autoridades da Inglaterra em dezembro. Hoje está sob liberdade condicional, após pagameto de fiança.
Leia mais
-
-
-
-






