Polícia prende dois suspeitos de participar de atentado contra jornalista na Turquia
Dois homens foram presos por suspeita de terem ligação com a tentativa de assassinato do jornalista Can Dundar, em Istambul, na Turquia. O atentando ocorreu na última sexta-feira (6/5) na calçada em frente a um tribunal da capital turca, quando Dundar chegava para participar de um julgamento do qual é réu.
Atualizado em 09/05/2016 às 14:05, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:reprodução O atentando ocorreu na última sexta-feira (6/5) na calçada em frente a um tribunal da capital turca Segundo a Folha de S.Paulo , o atirador disparou pelo menos duas vezes e proferiu gritos de “traidor”. O jornalista escapou ileso e o homem foi preso em flagrante. Dundar, que é editor- chefe do jornal de oposição ao governo Cumhuryet , foi processado por supostamente ter revelado segredos de Estado. Ele recebeu pena de cinco anos e dez meses.
O jornalista Erdem Gul, chefe da sucursal de Ancara do mesmo periódico e réu do mesmo processo, foi condenado a cinco anos de prisão. Ambos foram absolvidos de outras acusações, incluindo a de tentativa de derrubar o governo.
Um dos denunciantes da ação contra os comunicadores é o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, o que chamou atenção de grupos internacionais defensores dos direitos humanos. Dundar afirma que ordens do alto escalão do governo turco influenciaram no julgamento. “Sofremos duas tentativas de assassinato em duas horas. Uma por arma de fogo e outra pela lei”.
Os dois jornalistas vão esperar em liberdade o fim do processo de apelação.





