Polícia mexicana prende integrantes de grupo que sequestrou quatro jornalistas
Polícia mexicana prende integrantes de grupo que sequestrou quatro jornalistas
O Ministério de Segurança Pública do México anunciou, nesta quinta-feira (05), a prisão de três integrantes do grupo que sequestrou quatro jornalistas no final do mês de julho deste ano, no estado de Coahuila.
Segundo a agência Ansa, os detidos são Jesús Antonio Villa Nevarez, Gilberto Cervantes Pinto, chamado de "El Gil", e Óscar Manuel Gutiérrez Gómez. Todos eles fazem parte do Cartel do Pacífico, de acordo com as fontes oficiais.
O motivo do sequestro dos quatro profissionais - que já foram libertados - foi a exigência para que os veículos, onde os jornalistas trabalham, divulgassem vídeos denunciando a corrupção de autoridades locais.
O comissário da Polícia Federal, Facundo Rosas, informou que foram recolhidos junto aos três homens um microfone de um dos repórteres, uma câmera, telefones celulares, um veículo, três motocicletas, três armas de fogo, um par de algemas e documentos da Justiça.
Algumas organizações internacionais denunciam que o país mexicano é um dos locais mais perigosos para profissionais da imprensa. Nos últimos três anos e meio, mais de 30 repórteres morreram ou desapareceram, de acordo com o Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ).
A Comissão Estatal de Direitos Humanos (CEDH) de Chihuahua, na fronteira com os Estados Unidos, anunciou um "protocolo de segurança" para proteger os jornalistas durante seu trabalho. Entre as recomendações estão sugestões para que repórteres que cubram fatos vinculados ao narcotráfico, usem coletes à prova de bala e, se possível, capacetes.
Leia mais
-
-
-






