Polícia holandesa faz busca em casa de cartunista por mais de 30 horas

Polícia holandesa faz busca em casa de cartunista por mais de 30 horas

Atualizado em 20/05/2008 às 15:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última sexta-feira (16), a polícia da Holanda fez buscas de mais de 30 horas na casa do cartunista que assina com o pseudônimo Gregorius Nekschot.

Isso porque, em 2005, o cartunista teria publicado em seu site algumas imagens ofensivas ao Islã e à classe política da Holanda. Como os cartoons eram publicados com o pseudônimo, não era possível descobrir a verdadeira identidade do artista.

As autoridades justificaram as buscas dizendo que esta era a única forma "de confirmar quem era o autor dos cartoons ", uma vez que Gregorius Nekschot sempre se recusou a dar o seu nome verdadeiro à imprensa.

O gabinete da procuradoria holandesa alegou que oito dos desenhos analisados excediam os limites da liberdade de expressão por serem "discriminatórios" e por "incitarem ao ódio e à violência".

Já Gregorius Nekschot criticou a postura das autoridades holandesas e disse que os artistas e cartunistas estão amordaçados na Holanda. "Na Dinamarca, os cartunistas são protegidos, mas na holanda a polícia detém-nos", finalizou em entrevista ao jornal De Volkskrant .

As informações são do site dos Jornalistas Online.

Leia mais: