Polícia dos EUA prende suspeitos de articularem atentado contra jornal da Dinamarca

Polícia dos EUA prende suspeitos de articularem atentado contra jornal da Dinamarca

Atualizado em 28/10/2009 às 11:10, por Redação Portal IMPRENSA.

A polícia norte-americana prendeu dois moradores de Chicago por suposta articulação de atentado contra o jornal dinamarquês Jyllands-Posten . Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, os dois são suspeitos de realizar conspiração terrorista contra o veículo europeu.

O jornal causou polêmica em 2005 ao publicar 12 controversas caricaturas sobre o profeta Maomé. Em uma delas, ele aparecia com uma bomba no turbante. Após o incidente, houve a realização de várias manifestações violentas contra a Dinamarca por parte do mundo islâmico, em janeiro e fevereiro de 2006.

Segundo informou a agência Reuters, as autoridades acusaram o norte-americano David Headley, de 49 anos, de articular um plano de ataque contra o jornal em 2008. O suspeito teria escrito em uma página de discussão na internet que estaria "propenso à violência" por causa das charges.

De acordo com as investigações, o ataque poderia ter como vítima o editor de "Cultura" do veículo, Flemming Rose, ou o caricaturista Kurt Westeergaard, autor das polêmicas charges. Embora cidadãos norte-americanos, os dois suspeitos têm origem paquistanesa.

Leia Mais

-