Polícia do Zimbábue cerca hotel onde jornalistas estrangeiros estão hospedados

Polícia do Zimbábue cerca hotel onde jornalistas estrangeiros estão hospedados

Atualizado em 03/04/2008 às 17:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Agentes policiais do Zimbábue cercaram nesta quinta-feira (03) um pequeno hotel da cidade de Harare, onde costumam se hospedar jornalistas ocidentais.

"A Polícia ainda está aqui, não posso falar", disse uma mulher que atendeu uma ligação feita ao hotel York Lodge pela Agência Efe.

Os correspondentes que estão trabalhando no Zimbábue afirmam que um jornalista americano, que entrou como turista no país, foi detido pela Polícia do Zimbábue durante essa operação.

Centenas de jornalistas estrangeiros pediram credenciamento para cobrir as eleições gerais de sábado, mas o Governo de Harare rejeitou a entrada da maioria deles no país.

Alguns, no entanto, viajaram para o Zimbábue para cobrir o pleito, fingindo ser turistas, e estão reportando as eleições do país sem o conhecimento das autoridades.

Nas eleições parlamentares de 2005, dois jornalistas britânicos foram detidos no Zimbábue por exercer sua profissão sem contar com a permissão do Governo, e ficaram em liberdade dias depois de pagar uma multa.

Com informações da agência EFE

Leia mais