Polícia do Hamas proíbe a circulação de três jornais em Gaza
Polícia do Hamas proíbe a circulação de três jornais em Gaza
Três jornais palestinos tiveram sua distribuição proibida na Faixa de Gaza nesta segunda-feira (28). Agentes da Polícia do Hamas impediram a distribuição dos periódicos Al Quds , Al Ayyam e Al-Hayat al-Jadida , que chegaram nesta manhã a Gaza, através de Israel, pela passagem fronteiriça de Erez, segundo informou o sindicato de jornalistas palestinos na Cisjordânia.
O Ministério do Interior do Hamas justificou a medida como resposta ao que considera um tratamento informativo parcial dos três atentados em Gaza, na última sexta-feira (25), em que morreram sete pessoas, entre elas uma menina e cinco milicianos islamitas. O Hamas acusa o Fatah de ser o mandante dos ataques, o que reacendeu a tensão entre os rivais e causou detenções em massa de simpatizantes nos territórios sob controle alheio. Um dia depois do acontecido, os três jornais citavam membros do Fatah em Ramala, que os atribuíam a um racha na liderança do Hamas.
As ações da Polícia, que também mantém detido desde sábado (26) o cinegrafista da televisão alemã ARD, Sawah Abu Saif, sensibilizou a Associação da Imprensa Estrangeira em Israel e dos territórios palestinos a pedir, em comunicado, a libertação imediata dos jornais. Ela ainda declarou que a ação detentora "parece representar uma séria violação à liberdade de imprensa".
Com informações da EFE
Leia mais






