Polícia chinesa prende grupo suspeito de agressão contra jornalista investigativo

Polícia chinesa prende grupo suspeito de agressão contra jornalista investigativo

Atualizado em 22/12/2010 às 14:12, por Redação Portal IMPRENSA.

A polícia chinesa prendeu seis homens suspeitos de agredir, na última sexta-feira (17), um jornalista local, na cidade de Kuitin, na zona oeste do país.

O repórter Sun Hongjie trabalhava no jornal Beijiang Morning Post e era conhecido na região de Xinjiang por expor em reportagens atos de corrupção em um periódico considerado independente de interesses do governo, informa o The New York Times .

As razões do ataque contra Sun, que permanece em estado grave, ainda não estão claras. Segundo fontes policiais, as agressões ao jornalista poderiam ter ocorrido por uma briga pessoal com um amigo, identificado como Bu.

Um funcionário do Beijiang Morning Post se negou a afirmar o que Sun estaria apurando na região ou se o ataque teria ligação com seu trabalho.

No momento, outros jornalistas de Xinjiang tem questionado as investigações das autoridades em blogs. Em muitas partes da China, repórteres que evitam a auto-censura são vistos como ameaças por integrantes de grupos de corruptos..Recentemente, dois jornalistas da área de Ciências foram atacados em Beijing, após revelação de fraudes acadêmicas.

Leia mais

-
-