Polêmicas e desorganização marcam segundo dia da Confecom

Polêmicas e desorganização marcam segundo dia da Confecom

Atualizado em 15/12/2009 às 17:12, por Pamela Forti/Redação Revista IMPRENSA e  de Brasília (DF).

Por

O segundo dia da "1ª Conferência Nacional de Comunicação" (Confecom), que acontece de 14 a 17/12, em Brasília (DF), foi de ânimos exaltados, muita polêmica e pouco se falou nas propostas para o setor. Toda a programação do dia foi por água abaixo e o que se viu foi a infindável defesa de causas individuais.

Pela manhã, as duas primeiras palestras previstas para o "Painel Internacional" de fato aconteceram, embora com palestrantes diferentes dos anunciados inicialmente. Falaram Damian Loretti, assessor jurídico da Federação Argentina de Trabalhadores de Imprensa, e Juan Zavatiero, chefe do escritório regional da União Internacional de Telecomunicações (UIT) para as Américas.

Os três painéis temáticos, que deveriam acontecer em seguida, por volta das 10h30, deram lugar à assembléia de aprovação do regimento interno da etapa nacional da Confecom - que deveria ter sido realizada às 17h da última segunda-feira (14). A votação dos destaques foi acalorada e se estendeu por horas a fio. Alguns movimentos sociais questionaram as regras escolhidas para a condução dos grupos de trabalho enquanto outros gritavam palavras de ordem contra o empresariado. Ao final da tarde, pouco se sabia sobre os rumos da conferência. De acordo com a programação oficial, amanhã devem acontecer as reuniões para votação das propostas já apresentadas pelas etapas regionais.

Na noite de segunda (14), durante a abertura, o presidente Lula foi aplaudido de pé pela plateia, enquanto o Ministro das Comunicações Hélio Costa mal conseguiu terminar seu discurso, sob um forte coro de vaias. Lula fez uma série de referências à liberdade de imprensa, à necessidade de revisão das regras que regulam as comunicações no Brasil, falou sobre o Plano Nacional de Banda Larga e aproveitou para lembrar os empresários que não compareceram ao evento. "Eu quero agradecer aos empresários que não tiveram medo de vir aqui e participar dessa conferência", disse Lula, logo no início do discurso. "Perderam uma ótima oportunidade. Mas cada um é dono de suas decisões e sabe onde lhe aperta o calo".

A Confecom acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), e termina na próxima quinta-feira (17).

Leia mais

-

-