Polanski processa jornal francês por invasão de privacidade
Polanski processa jornal francês por invasão de privacidade
O cineasta Roman Polanski moveu ação contra o jornal francês Le Parisien pela publicação de fotos suas no interior de sua casa de campo em Gstaad, na Suíça, onde cumpre prisão domiciliar. O jornal publicou fotos de Polanski junto de sua mulher e de seu filho mais novo.
Após ficar preso por mais de dois meses, Polanski teve sua pena aliviada e pode se refugiar em sua casa de campo. Ao chegar a sua propriedade, o cineasta foi surpreendido por fotógrafos. Então, no dia 5 de dezembro do ano passado, o Le Parisien utilizou essas fotos para ilustrar o artigo intitulado "Polanski encontra os seus".
Nas imagens, segundo informa o site português Diário de Notícias, era possível ver Polanski dentro de sua residência, além de sua mulher, Emmanuelle Seigner, atrás de uma das janelas da casa, e o filho mais novo do casal brincando no jardim.
Por considerar que essas fotos violam seu direito à privacidade, o cineasta processou o jornal parisiense em 40 mil euros.
No entanto, os advogados que representam o Le Parisien afirmam que "as fotos são exemplos de informações relevantes e legítimas", tanto porque Polanski e sua mulher são figuras públicas.
Sobre o filho do casal, os advogados disseram que a imagem foi feita à grande distância, o que impossibilita o reconhecimento da criança.
Ainda segundo o Diário de Notícias, o cineasta já tinha processado o Journal du Dimanche e a revista VSD . Polanski pediu 75 mil euros de indenizações. O tribunal de recursos de Paris decidirá sobre o caso no próximo dia 15.
Leia mais






