Plano de governo do PT mantém propostas para combater monopólio de comunicação no país

Plano de governo do PT mantém propostas para combater monopólio de comunicação no país

Atualizado em 08/07/2010 às 11:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O plano de governo do PT ainda está causando polêmica. O texto faz críticas aos veículos de mídia no Brasil e propõe o fortalecimento das "redes públicas de comunicação e uso intensivo da blogosfera".

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo , o documento recebeu algumas mudanças depois que uma versão errada foi enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O plano do PT também aborda questões sobre aborto, reforma agrária e direitos das mulheres.

No capítulo "Acesso à comunicação, socialização dos bens culturais", o PT afirma que os brasileiros têm como fonte de informação um único veículo, "com as cadeias de rádio e de televisão, pouco afeitas à qualidade, ao pluralismo, ao debate democrático". Outro item do documento adverte sobre o modo como as novas tecnologias poderão "compensar o monopólio e concentração dos meios de comunicação".

A proposta do partido de Dilma Rousseff apresenta, ainda, incentivos fiscais para a cultura, fazendo com que ela fosse controlada pelos órgãos públicos do país. A nova versão do plano também cita a criação de instituições como o Sistema Nacional de Meio Ambiente, Sistema Nacional de Cultura, Sistema Nacional de Saúde e Sistema Articulado de Educação, fazendo com que o Estado assuma papel ativo na vida do cidadão.

Em declaração feita na última quarta (07), Dilma disse não ter concordado com todos os pontos apresentados na primeira versão do plano de governo do PT. A pré-candidata à presidência foi acusada de ter rubricado o projeto sem ler.

Leia mais