Pioneiros da Internet no Brasil se reúnem hoje no Rio de Janeiro

Pioneiros da Internet no Brasil se reúnem hoje no Rio de Janeiro

Atualizado em 06/05/2005 às 15:05, por Redação Portal Imprensa.

Nova pagina 1

Embratel comemora 10 anos do surgimento da rede no País

Engenheiros, técnicos e especialistas das áreas de web, marketing, comercial e de finanças da Embratel, que participaram do projeto e da instalação do primeiro backbone da Internet comercial do Brasil, estão reunidos nesta sexta-feira, dia 6, no Rio, para comemorar os 10 anos do lançamento da Internet no País.

O grupo tem uma motivação bem especial: conseguiu colocar 20 milhões de computadores ligados à rede mundial. O encontro acontece no restaurante do Hotel Guanabara, no centro do Rio.

A Embratel, empresa pioneira no mercado de serviços de telecomunicações e de implantação de redes nacionais de comunicação via satélite e de fibras ópticas, foi também a primeira a acreditar e a possibilitar o surgimento da web no País quando, em 1995, montou o primeiro backbone comercial do Brasil. Hoje, o backbone da Embratel é o maior da América Latina.

O surgimento da Internet no Brasil revolucionou não só os meios de comunicação, como também os negócios e a educação. A Internet criou o comércio eletrônico e alavancou uma série de novos negócios que até então não se imaginava, como a criação de empresas de provedores de acesso e de conteúdo, “buscadores”, portais de conhecimento específicos, entre muitos outros. Só no primeiro ano, 1995, foram registrados mais de 600 provedores, quando a previsão não passava de 40.

"A Internet tem hoje um importante papel na sociedade que é diminuir a exclusão social a partir da inclusão digital. Nos orgulhamos de participar desse processo e fazer parte da história da Internet brasileira", afirma Carlos Henrique Moreira, presidente da Embratel.

Hoje a Embratel continua à frente, seu backbone é o maior da América Latina tanto em termos de abrangência, atingindo mais de 300 localidades em todo o país, como em capacidade de circuitos de transmissão de dados, em nível nacional e internacional. A interligação de seu backbone à Internet mundial é feita por meio de circuitos de comunicação de dados internacionais utilizando meios de comunicação segura e de qualidade, via cabos submarinos em fibra óptica.