Pierre Lévy fala sobre união das ciências em fórum na Universidade São Marcos
Pierre Lévy fala sobre união das ciências em fórum na Universidade São Marcos
Atualizado em 15/09/2005 às 08:09, por
Por: Vito Zanella / Assessoria de Imprensa.
Pierre Lévy fala sobre união das ciências em fórum na Universidade São Marcos
Um dos mais influentes estudiosos da cibercultura e da filosofia da inteligência coletiva, Pierre Lévy estará em São Paulo na próxima semana para participar do fórum de debates Universo do Conhecimento, promovido pela Universidade São Marcos. Lévy debaterá sobre "Desenvolvimento Humano e Unidade das Ciências" no dia 19 de setembro, às 20 horas. Não há mais vagas para a conferência, que é gratuita, mas ainda é possível se inscrever para a lista de espera (pelo site www.universodoconhecimento.com ).Lévy nasceu na Tunísia, em 1956. Concluiu o mestrado em História da Ciência e o doutorado em Sociologia e Ciências da Informação e da Comunicação na Universidade de Sorbonne, França. Trabalha, desde 2002, como titular da cadeira de pesquisa em inteligência coletiva da Universidade de Ottawa e é membro da Sociedade Real do Canadá (Academia Canadense de Ciências e Humanidades). É autor de uma dezena de obras filosóficas sobre a cultura do mundo virtual e as novas tecnologias, como Cyberdémocratie (2002); A conexão planetária - o mercado, o ciberespaço, a consciência (2001); O que é o virtual? (1995); A máquina universal (1992); As tecnologias da Inteligência (1990); Cybercultura (1987).
Para o filósofo, a Internet é um instrumento de desenvolvimento cultural e social, possibilitando a partilha da memória, da percepção e da imaginação. O resultado é a aprendizagem coletiva e a troca de conhecimentos entre as pessoas. "A WEB corresponde ao momento em que nossa espécie, com a planetarização econômica, com a densificação das redes de comunicação e transporte, tende a formar apenas uma comunidade mundial, mesmo que essa comunidade seja - e como é! - desigual e conflituosa", diz ele.
De acordo com Lévy, as ciências sociais tais como a economia, a sociologia, a psicologia, etc., estudam cada uma um aspecto da vida cultural, e é precisamente esta segmentação das disciplinas que impede a emergência de uma ciência social verdadeira. "As ciências da natureza foram constituídas no século XVII como parte de um unificação do espaço, de uma remoção das barreiras imaginárias que separaram o mundo celestial e o mundo terrestre na cosmologia medieval. É hora de realizar esta unificação, derrubar as divisões, no estudo do universo cultural", finaliza.
Lévy e o matemático Michel Authier desenvolveram um programa inovador de informática conhecido por "As Árvores de Conhecimentos", que permite que membros de uma determinada comunidade possam revelar suas qualificações e habilidades e mostrá-las à sociedade. A idéia é tornar visível o espaço dos saberes em uma comunidade e a identidade de cada pessoa nesse espaço.
SERVIÇO
Universo do Conhecimento - fórum de debates da Universidade São Marcos
Pierre Lévy - Desenvolvimento Humano e Unidade das Ciências
19 de setembro de 2005, 20 horas
Local: Unidade Santa Paulina (Rua Padre Marchetti, 235 Ipiranga São Paulo SP)
Entrada franca - inscrições para a lista de espera pelo site www.universodoconhecimento.com
Informações: 0800 11 1170






