PF prende 60 suspeitos em operação contra golpes na Web e clonagem de cartões

PF prende 60 suspeitos em operação contra golpes na Web e clonagem de cartões

Atualizado em 28/05/2009 às 14:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Foram presos sessenta suspeitos de envolvimento em casos de clonagem de cartões de crédito, cheques e desvio de dinheiro de contas bancárias através da Internet. De acordo com a Polícia Federal, só no estado de Goiás foram presas quarenta pessoas.

A Operação Trilha, que teve início da manhã desta quinta-feira (28) e conta com o apoio de quase 700 policiais federais, possui 139 mandados de prisão e 136 de busca e apreensão para serem executados.

Segundo informações do Portal G1, a ação acontece simultaneamente em 12 estados (Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rondônia, São Paulo, Tocantins e Goiás) e no Distrito Federal, em que 11 pessoas foram presas.

A fraude

O grupo, investigado pela Polícia Federal há cerca de um ano, roubava senhas bancárias de correntistas de vários bancos provavelmente através de programas enviados por e-mails fraudulentos. Além disso, eles também são suspeitos de instalar câmeras em terminais na intenção de filmar a senha dos clientes, enquanto um outro dispositivo clonava os cartões.

Quando de posse dessas informações, a quadrilha realizava transferências bancárias para conta de "laranjas", adquiriam produtos pela Internet e efetuava pagamentos de boletos bancários.

Caso a acusações sejam confirmadas, os presos podem responder por formação de quadrilha, furto qualificado mediante fraude, tentativa de furto e estelionato.

Leia mais