PF investiga vazamento e veracidade de depoimento de doleiro publicado na "Veja"

Objetivo é descobrir se houve intenção de influenciar resultado das eleições

Atualizado em 30/10/2014 às 09:10, por Redação Portal IMPRENSA.

A Polícia Federal abriu inquérito para apurar as circunstâncias do vazamento e a veracidade de trechos de um depoimento em que o doleiro Alberto Youssef menciona a presidente Dilma Rousseff e seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, como se soubessem dos casos de corrupção na Petrobras.

Crédito:Agência Senado Depoimento de Alberto Youssef pode ter sido adulterado para fins eleitorais
De acordo com O Globo , há suspeita de que Youssef teria sido estimulado a fazer o comentário para influenciar o resultado das eleições presidenciais. Os trechos do depoimento foram divulgados pela revista Veja no último dia 23 de outubro.
Dois dias antes, Youssef prestou depoimento, como fazia desde o começo da delação premiada. No dia seguinte, porém, um dos advogados solicitou uma retificação no depoimento e perguntou quem mais, além das pessoas já mencionadas, tinha conhecimento das fraudes na Petrobras.
O doleiro disse acreditar que, pela dimensão do caso, não teria como Lula e Dilma não saberem. No dia seguinte, trechos do depoimento foram publicados na revista, com a informação de que Youssef teria dito que os petistas sabiam do esquema.
Leia também