Petrobras usa blog para divulgar conteúdo de entrevistas concedidas à imprensa
Petrobras usa blog para divulgar conteúdo de entrevistas concedidas à imprensa
Por meio do blog - criado no dia 2 de junho para divulgar o posicionamento da Petrobras sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta contra a empresa - informações divulgadas pela imprensa estão sendo rebatidas e perguntas enviadas por jornalistas publicadas.
O primeiro texto com esse viés foi postado no dia 4 de junho, logo após o lançamento da página. Nele, a equipe de comunicação da empresa informa que o jornal O Globo entrou em contato com sua assessoria de imprensa para a matéria "Comunicação da Petrobras tem 1.150 pessoas, mas estatal contratou empresa de assessoria de imprensa para assuntos relativos à CPI", e cita as perguntas feitas pelo jornalista do veículo.
A mesma coisa é feita com a Folha de S.Paulo. O jornal entrou em contato com a assessoria para produção de uma matéria sobre as contas da Petros, que teriam sido rejeitadas por causa de um déficit. As perguntas da jornalista e as respostas da Petrobras estão disponíveis no blog.
O procedimento de rebater as informações publicadas se repete com o Correio Braziliense , na matéria "Na Mira da Oposição", com o quadro "As meninas do Jô", exibido no "Programa do Jô", da TV Globo, e com o jornal O Estado de S. Paulo , na matéria "Estatal fez contrato de R$ 2,6 mi com carta-convite".
No dia 5 de junho, são cinco posts divulgando perguntas feitas por jornalistas de O Globo e Folha de S.Paulo , sobre assuntos como contratação de empresas para prestação de serviços e fabricação de biodiesel através da mamona. Ao ser questionada pelo Globo e pelo Estadão sobre a divulgação das perguntas de jornalistas no blog, a Petrobras também tornou isso público.
"Não houve divulgação do e-mail, e sim das perguntas e respostas dadas ao jornal. No entendimento da Petrobras não há ilegalidade, pois o conteúdo divulgado é público", respondeu a assessoria de imprensa da estatal para o Estadão . Para o Globo , a empresa disse que "a intenção é tornar públicas as respostas enviadas pela Companhia, de forma completa e sem edição dos dados, sobre todos os questionamentos feitos pela imprensa".
No último domingo (7), a Petrobras divulgou uma nota oficial sobre o Fatos e Dados, após o Globo publicar uma matéria intitulada "Petrobras vaza em blog informações obtidas por jornalistas". Para a companhia, "não houve quebra de confidencialidade ou ilegalidade na publicação das perguntas e respostas enviadas aos jornalistas no recém lançado blog".
Isso se explicaria pelo fato de que "a relação entre a Petrobras e os veículos de comunicação que a interpelam é essencialmente pública. Neste contexto não há espaço para informação sigilosa, como o verbo "vazar" utilizado no título pressupõe. Tanto as respostas da Petrobras são públicas quanto as perguntas dos repórteres também o são, ou deveriam ser".
Para a estatal, "a publicação das respostas no blog, antes da decisão editorial de o jornal publicar ou não a reportagem em questão, reforça o objetivo da Petrobras de alcançar o máximo de transparência possível no relacionamento com seus públicos de interesse".
"A Petrobras tem liberdade para publicar a íntegra das respostas que fornece aos veículos de comunicação porque é fonte e detentora dos dados disponibilizados. No campo jurídico, especialistas consultados reafirmam a legalidade de nossa decisão. Cabe-nos, entretanto, ressaltar que a medida não tem como objetivo prejudicar o trabalho dos jornalistas", diz a nota oficial.
Segundo o texto divulgado, "a iniciativa de criar o blog Fatos e Dados, na opinião da Petrobras, é um marco na construção de novas pontes de comunicação com os públicos de relacionamento da companhia em uma nova era de circulação de informação digital em tempo real. A chamada blogosfera permite uma relação direta entre a fonte divulgadora de informação e leitores, sem a necessidade de filtros, de maneira que a decisão sobre o que interessa de fato ao receptor seja por ele selecionada, na medida em que tem acesso a íntegra das perguntas e respostas".
"Por fim, cabe ressaltar que o objetivo do blog é essencialmente dar transparência aos processos da Petrobras e não prejudicar o levantamento de fatos e dados de jornalistas. Ao contrário, a divulgação prévia poderá propiciar aos veículos, inclusive, que justifiquem mais tecnicamente suas legitimas posições editoriais. Quaisquer que sejam elas, desde que explicitamente opiniões, serão sempre legitimas no entendimento da Petrobras", conclui a estatal.
Nota de repúdio da ANJ
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou um comunicado nesta segunda-feira (08) repudiando a atitude "antiética" e "esquiva" da Petrobras.
"Numa canhestra tentativa de intimidar jornais e jornalistas, a empresa criou um blog (...) numa inaceitável quebra da confidencialidade que deve orientar a relação entre jornalistas e suas fontes", explica a entidade.
A Associação afirma ainda que além da "prática contrária aos princípios universais de liberdade de imprensa", os e-mails de resposta da assessoria incluem ameaças de processo no caso de suas informações não receberem um "tratamento adequado".
"Tal advertência intimidatória, mais que um desrespeito aos profissionais de imprensa, configura uma violação do direito da sociedade a ser livremente informada, pois evidencia uma política de comunicação que visa a tutelar a opinião pública, negando-se ao democrático escrutínio de seus atos", conclui a nota da ANJ.
Leia mais





