Petrobras rebate em blog matéria da Folha sobre índice de bolsa dos EUA

Petrobras rebate em blog matéria da Folha sobre índice de bolsa dos EUA

Atualizado em 02/07/2009 às 18:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Petrobras rebate em blog matéria da Folha sobre índice de bolsa dos EUA

A Petrobras rebateu nesta quinta-feira (02/07), no Fatos e Dados, uma reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo . Intitulada "Estatal pode deixar índice sustentável de Bolsa dos EUA", a matéria afirma que organizações não governamentais lideram uma campanha contra a estatal, questionando o alto teor de enxofre no diesel brasileiro.

As ONGs enviaram cartas para a bolsa norte-americana Dow Jones com críticas à Petrobras, informou a Folha . O texto diz ainda que no ano passado, "ação semelhante resultou na exclusão da companhia do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa". No blog, a estatal esclareceu que "Conselho do Índice de Sustentabilidade Bovespa (ISE) nunca afirmou que a exclusão da Companhia foi motivada pela especificação do diesel".

Reprodução
Página do blog comentando matéria

"Essa informação foi divulgada pelo então presidente do conselho deliberativo de uma das instituições do conselho do ISE, descumprindo regra de confidencialidade. Por essa atitude antiética, a instituição foi afastada por 12 meses do conselho. Faz parte dessa mesma instituição, como conselheiro, o atual presidente do Instituto Akatu, que também é secretário executivo da 'Coalizão pelo Ar Limpo' e integra ainda o Movimento Nossa São Paulo. Portanto, trata-se do mesmo grupo que, em 2008, segundo informa a Folha de S.Paulo , teria enviado a carta ao Dow Jones", diz o comunicado da Petrobras.

A empresa diz ainda que não descumpriu a resolução Conama 315 e está cumprindo o acordo com o Ministério Público, Ministério do Meio Ambiente, a Anfavea e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de SP, de 30 de outubro 2008. "Desde janeiro de 2009, a Petrobras disponibiliza o diesel com baixo teor de enxofre para os ônibus urbanos de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Belém".

Com relação à matéria "Fundo de NY desiste de aplicar na Petrobras", publicada na mesma edição da Folha, a Petrobras explicou que "trata-se de troca de posição normal no mercado de capitais. Em sentido contrário, a Folha de S.Paulo informa que a Petrobras acaba de captar com sucesso mais U$ 1,25 bilhão no mercado".

Leia mais