Petição pede retirada de Fidelix do debate na Rede Globo; emissora garante participação

As declarações homofóbicas do candidato à Presidência da República do PRTB, Levy Fidelix, durante o debate do último domingo (28/9) na Rede

Atualizado em 30/09/2014 às 17:09, por Lucas Carvalho*.

Record, renderam uma no site Avazz pedindo a retirada do candidato do debate na Globo, marcado para a próxima quinta-feira (2/10). Até o momento, mais de 5.000 pessoas assinaram o documento.
Crédito:Reprodução/Rede Globo Emissora garante a participação do candidato no debate mesmo com petição online contra
Embora defenda o direito à livre expressão do pensamento, o abaixo-assinado alega que Fidelix viola "princípios de direitos humanos consagrados pela Constituição Federal".
A petição reitera que o candidato deve ser excluído do debate porque "sua fala dissemina o ódio, viola direitos humanos e fere a consolidação do Estado Democrático de Direitos", o que não condiz com a postura de um político que almeja ser presidente do Brasil.
No entanto, à IMPRENSA, a Comunicação da Rede Globo rechaçou a possibilidade do candidato ser eliminado do evento. "Os debates são regulados por lei e só podem ocorrer com a participação de todos os candidatos com representação na Câmara. Esse é o critério. As emissoras não têm o direito de desconvidar."
* Com supervisão de Vanessa Gonçalves