Pesquisadores espanhóis criam PC que interpreta linguagem de sinais
Pesquisadores espanhóis criam PC que interpreta linguagem de sinais
Na Espanha, foi criado o primeiro computador com capacidade de interpretar a linguagem de sinais utilizada por pessoas com deficiência auditiva.
O sistema, desenvolvido na Universidade Polítécnica de Madri, será submetido a uma série de testes ainda nesta semana e estará apto a ser apresentado ao público na próxima segunda-feira (21), segundo informou a instituição.
A tradução é feita em três etapas, sendo a primeira a de reconhecimento da voz, seguida pela tradução da sequência de palavras e, por último, a reprodução dos sinais.
A agência de notícias Efe informa que o computador é capaz, entre outras funções, de traduzir as expressões pronunciadas por funcionários públicos no atendimento a deficientes que pretendem renovar a carteira de identidade.
A nova tecnologia, segundo a universidade, proporcionará um grande avanço na eliminação das barreiras comunicacionais encontradas por portadores de deficiência auditiva que precisam fazer uso de algum sistema administrativo ou que envolva burocracia.
Leia mais






