Pesquisadores criam ferramenta que facilita acesso a dados sobre violência contra jornalistas

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) lançaram uma ferramenta online de acesso gratuito, que foi desenvolvida para auxiliar profissionais de comunicação a obter dados sobre casos de violência contra jornalistas no Brasil.

Atualizado em 13/12/2022 às 10:12, por Redação Portal IMPRENSA.


Batizada de "Mapa", a ferramenta tem como base de dados os Relatórios de Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil produzidos pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) Crédito: Reprodução Criada por dois grupos de pesquisa - o COM+ e o Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM) -, a ferramenta foi desenvolvida pelo programador Otávio Santos, é bilíngue (português e inglês) e gera gráficos de acordo com variáveis como o estado do país e o período em que o caso de violência ocorreu.
Base de dados estável

Coordenadora do projeto e professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), Daniela Oswald Ramos diz que os relatórios da série histórica da Fenaj representam "a base de dados mais estável sobre violência contra jornalistas e comunicadores, que temos no Brasil”.
A iniciativa integra o convênio de mobilidade de pós-graduação docente e discente internacional Safety Matters: research and education on the Safety of Journalists. A parceria inclui a Oslo Metropolitan University (Noruega), University of the Witwaterstrand Johanneburg (África do Sul) e a University of Tulsa (EUA). O convênio é financiado pelo Research Council of Norway. Além da professora Daniela Ramos, o projeto é coordenado por Elizabeth Saad, professora sênior do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE).

A ferramenta pode ser acessada neste