Pesquisador lança obra sobre a contracultura dos anos 80 pela Editora Unesp

Pesquisador lança obra sobre a contracultura dos anos 80 pela Editora Unesp

Atualizado em 20/03/2009 às 14:03, por Redação Portal IMPRENSA.

No próximo dia 30 de março, a Editora Unesp promove em São Paulo o lançamento do livro "Viagem ao mundo alternativo: a contracultura dos anos 80", escrito por Cesar Augusto de Carvalho, professor da Universidade de Londrina. O evento acontece na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena) a partir das 18h30.

A obra investiga as comunidades alternativas que vinham se estabelecendo pelo Brasil em meados dos anos 80. Para isso o autor viajou de moto do interior de São Paulo até a região da Amazônia. Carvalho acreditava que o universo alternativo no país era um campo fértil e pouco explorado, que caracterizava uma juventude que não se opunha à cultura do momento, mas sim, buscava soluções para uma vida melhor na sociedade.

Ao tentar entrar nas "sociedades alternativas", Carvalho narra, de uma maneira quase irreverente, suas conquistas e decepções - estas últimas muito mais corriqueiras. A cada passo que dava descobria que as comunidades que procurava não existiam e isso contribuiu para que se tornasse "um pesquisador de algo inexistente", como ele mesmo se descreve a certa altura.

Este livro-viagem discute diferentes facetas da contracultura dos anos 80 - desde a medicina, a alimentação, até o uso de drogas e do Santo Daime -, e demonstra que a falta de experiência agrícola, câmbios radicais de comportamento sexual e familiar e condições materiais precárias comprometeram os intentos de sociedades comunitárias no Brasil. Viagem ao mundo alternativo é o relato de uma busca que envolve questões mais complexas que o funcionamento dessas comunidades. É uma vitrine das mudanças de um mundo que vivia à sombra da Guerra Fria, sem magia ou mistério.

Com 286 páginas, o livro custa R$43,00.