Pesquisa sobre marcas e consumo popular direciona debate organizado pelo jornal Extra
Pesquisa sobre marcas e consumo popular direciona debate organizado pelo jornal Extra
Pesquisa sobre marcas e consumo popular direciona debate organizado pelo jornal Extra
A relação entre as marcas e o consumo popular será o tema do "Painel de Tendências", ciclo de debates realizado pela Infoglobo - que publica os jornais O Globo, Extra, Expresso e Diário de S. Paulo - marcado para o dia 3 de julho, no Auditório do Globo (Rua Irineu Marinho, nº 35 - Cidade Nova, RJ), a partir das 9h.
O jornal Extra , que tem como foco as classes populares, promoverá o debate, norteado pela pesquisa "O consumo popular e as marcas: construindo confiança para gerar valor".
A apresentação será realizada por Cecília Russo, da Troiano Consultoria de Marca e por Paula Soria, do IBOPE Inteligência. Após a palestra, uma mesa redonda coordenada pelo diretor da Unidade de Jornais Populares da Infoglobo, Bruno Thys, discutirá o tema convidando o público a participar.
Também estarão presentes Jaime Troiano, sociólogo e sócio-diretor do Grupo Troiano, a antropóloga e doutora do Instituto Coppead de Administração/UFRJ, Carla Barros, o publicitário e autor do livro "Mergulho na Base da Pirâmide", André Torreta, e Ricardo Rodrigues Nunes, presidente da rede de varejo Ricardo Eletro.
Realizada entre abril e agosto de 2008, a pesquisa "O consumo popular e as marcas: construindo confiança para gerar valor" estudou 64 marcas de quatro mercados específicos: Cerveja, Fast Food, Financeiro e Telecom. Para analisar sua relação com os consumidores, foram entrevistadas três mil pessoas de nove regiões metropolitanas do Brasil com renda familiar entre um e três salários mínimos.
O estudo vai além das referências de consumo, evidenciando os espaços de destaque que as marcas ocupam no projeto de vida da população de baixa renda. "Uma de nossas principais preocupações foi criar uma metodologia que medisse a confiança nas marcas, já que ela está no centro das redes de relação do nosso mundo. Isso vale para o consumo de qualquer produto, seja um jornal, carro ou eletrodoméstico", acrescenta Jaime Troiano.
O sociólogo explica que a pesquisa também funciona como indicador para medir a eficácia de investimentos em marketing e comunicação. A importância da classe C na economia nacional confere mais peso à pesquisa. Hoje, ela representa 40% da população do País, com mais de 70 milhões de pessoas e atrai a atenção das empresas, o que a torna alvo das estratégias de marketing e comunicação das agências.
Esta é a primeira edição do projeto "Painel de Tendências", organizado pela Infoglobo, que tem como objetivo estimular fóruns de discussão sobre os assuntos em destaque no mercado. "Em um mundo que se reinventa cada vez mais rapidamente, compartilhar conhecimento e estimular o debate com profissionais de diferentes áreas é fundamental para identificar e até antecipar oportunidades de crescimento do nosso mercado" - explica Sandra Sanches, diretora de Marketing da Infoglobo.






